Meet Cute | O Facebook Dating vai ganhar um novo assistente de namoro com IA

Tecnologia

Na última segunda-feira (22), a Meta anunciou que o Facebook Dating vai receber duas novidades importantes: um assistente de namoro com IA e a funcionalidade Meet Cute, pensadas para tornar a experiência mais simples, divertida e sem a famosa “fadiga do swipe”.

Assistente de namoro com IA

O dating assistant é um chatbot integrado ao Facebook Dating que ajuda os usuários a encontrar combinações mais alinhadas aos seus interesses e preferências. A ideia é ir além dos filtros tradicionais, como altura ou formação acadêmica, permitindo buscas personalizadas e criativas.

Por exemplo, você pode pedir: “Encontre uma garota de São Paulo que trabalhe com tecnologia” e a IA sugere correspondências com esse perfil. Além disso, o assistente pode dar dicas para melhorar a descrição do seu perfil ou até sugerir ideias de encontros.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Conforme o comunicado divulgado pela Meta, o recurso será liberado gradualmente para usuários nos Estados Unidos e no Canadá, acessível diretamente na aba Matches do aplicativo.

Facebook Dating vai ganhar um novo assistente de namoro com IA (Imagem: Meta)

Meet Cute: match surpresa semanal

A segunda novidade é o Meet Cute, um recurso que promete acabar com a indecisão típica dos aplicativos de namoro. Ele funciona oferecendo um “match surpresa” por semana, escolhido automaticamente com base no algoritmo de compatibilidade da plataforma.

O usuário pode decidir se quer iniciar uma conversa ou simplesmente dispensar a sugestão. A Meta estuda ampliar a frequência dos matches no futuro, mas desde já garante que é possível optar por sair do recurso a qualquer momento.

Embora o Facebook Dating ainda esteja atrás de gigantes como o Tinder, a aposta da Meta é atrair mais jovens adultos. Atualmente, centenas de milhares de usuários de 18 a 29 anos criam perfis mensalmente, e os matches nessa faixa etária cresceram 10% em um ano.

Leia também:

VÍDEO | Relacionamento com IA? 

Leia a matéria no Canaltech.