
O Dreamcast pode não significar nada para quem esperou pelo aguardado lançamento do PlayStation 2, ou ainda GameCube e Xbox, mas gerou grandes memórias para quem o teve. Casa de clássicos marcantes como Shenmue, Resident Evil – Code: Veronica, franquia Sonic Adventure, SoulCalibur, entre outros, ele marcou o início da 6ª geração de consoles.
- 5 melhores emuladores para jogar Mega Drive no celular
- 5 melhores emuladores para jogar Nintendo 64 no celular
É possível emular o último console da história da Sega não só nos PCs, como nos smartphones também, que têm hardware inúmeras vezes mais potentes. Por isso, escolhemos aqui as melhores opções para que você possa experimentar o console oferecia na palma da mão.
1. Redream (Android)
Considerado por muitos o padrão ouro da emulação de Dreamcast no Android, o Redream brilha pela otimização. Ele é capaz de rodar a vasta biblioteca do console a 60 FPS mesmo em smartphones intermediários ou mais antigos, sem exigir configurações complexas de BIOS. A interface é extremamente amigável, “plug-and-play”. Embora a versão gratuita seja excelente, o upgrade para a versão Premium libera o upscaling para renderizar jogos em 1080p ou 4K, transformando o visual dos clássicos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

2. Flycast (Android e iOS)
Se você busca precisão e recursos extras, o Flycast é a escolha certa. Nascido do código do antigo Reicast, ele é open-source e totalmente gratuito. Seu grande diferencial é o suporte a jogos baseados em Windows CE (que o Redream pode ter dificuldades) e placas de arcade irmãs do Dreamcast, como NAOMI e Atomiswave. Além disso, suporta multiplayer online e RetroAchievements. No iOS, ele exige “sideloading” (instalação fora da App Store), mas é uma das poucas opções viáveis para o sistema da Apple.
3. RetroArch (Android e iOS)
Não é exatamente um emulador, mas uma interface que carrega núcleos de emulação, sendo a opção definitiva para quem quer tudo em um lugar só. Utilizando o núcleo do Flycast, o RetroArch oferece recursos avançados que emuladores standalone raramente têm, como shaders complexos para simular TVs de tubo, redução de latência e tradução em tempo real. A curva de aprendizado é alta devido à interface mais confusa, mas o poder de personalização compensa para usuários entusiastas.

4. Provenance (iOS)
Para usuários de iPhone e iPad que fogem da complexidade do RetroArch, o Provenance é a melhor alternativa “tudo em um”. Ele possui uma interface nativa do iOS muito elegante, que baixa capas e metadados dos jogos automaticamente. O suporte ao Dreamcast é sólido, e ele oferece uma experiência muito mais integrada ao ecossistema Apple. Assim como o Flycast no iOS, requer métodos alternativos de instalação (como AltStore) devido às restrições da Apple com JIT.
Existem ainda outros emuladores, que também são multiplataformas e suportam o Dreamcast, mas esses cinco são os nossos destaques:
- Redream
- Flycast
- RetroArch
- Provenance
- Lemuroid
Veja mais do CTUP:
- 5 melhores emuladores para jogar Nintendinho no celular
- 5 melhores emuladores para jogar PlayStation 1 no celular
- 5 melhores emuladores para jogar Super Nintendo no celular
Leia a matéria no Canaltech.

