5 melhores emuladores para jogar Game Boy no celular

Tecnologia

Quando se pensa em portabilidade nos jogos, o Game Boy não foi apenas um dos maiores projetos da Nintendo nesta indústria: ele também foi sinônimo de conforto e de grandes experiências

Tetris e Pokémon, por exemplo, se tornaram extremamente populares graças a ele. Isso sem falar em títulos icônicos de franquias como Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, Kirby, que também brilharam nos “bons tempos”.

Caso você queira relembrar dessa época boa, hoje o Canaltech lista os 5 melhores emuladores de Game Boy e de Game Boy Advance para jogar nos celulares e tablets com sistema Android ou iOS.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. Delta

Disponível nos dispositivos Apple, o Delta é o emulador mais completo de consoles e portáteis Nintendo que terá no sistema iOS. 

Através de sua interface, você pode jogar os maiores títulos do Game Boy, Game Boy Advance, Nintendinho, Super Nintendo, Nintendo 64, Nintendo DS e suas principais variantes (como o GBC). 

Um dos maiores atrativos dele é seu visual, que se adapta para cada experiência e traz todo o design dos videogames que está a jogar. 

De acordo com a opinião dos usuários, sua interface é muito simples de utilizar e ela tem uma integração simples ao iOS — o que permite se divertir sem preocupações. O emulador Delta pode ser encontrado na App Store.

Imagem do emulador Delta
O emulador Delta tem uma das interfaces mais bacanas entre os emuladores de Game Boy (Imagem: Divulgação/Yvette Testut)

4. Pizza Boy

Um dos emuladores mais populares de Game Boy é o Pizza Boy, que apresenta uma combinação de vários recursos que agradam os jogadores.

Existem 3 categorias para o usuário baixar, que vai do “A” ao “C” e pode alcançar até os games 32-bit lançados nos anos 1990 e 2000 — o que abrange uma gama de títulos bem ampla entre plataformas.

Seu desempenho é exemplar mesmo em modelos de celulares mais antigos, algo que muitos jogadores de Game Boy e GBA já aproveitam bastante. 

Entre seus recursos estão o layout personalizável, alteração da velocidade de reprodução e a presença de filtros para quem deseja ter uma experiência mais próxima da original. O Pizza Boy pode ser encontrado na Google Play Store e possui uma versão “Pro”, que é paga. 

Imagem do Pizza Boy
O Pizza Boy não possui propagandas e é possível jogar sem temores (Imagem: Divulgação/Pizza Emulators)

3. My Boy!

Disponível nos dispositivos Android há muitos anos, o My Boy! é um dos principais emuladores para celulares dentro da plataforma.

O grande destaque dele é uma performance veloz, independentemente do seu smartphone ou tablet. Ele também possui acesso ao “Cabo Link” — que permite a troca de Pokémon com outros dispositivos por Wi-Fi ou Bluetooth. 

Enquanto o My Boy! é usado para emular o Game Boy Advance, os usuários também podem encontrar o My OldBoy! para ter os principais jogos de GB e GBC na palma das mãos.

Apesar de todas as facilidades, sua interface é alvo de muitas críticas — que é bem simples e deixa os botões muitas vezes em cima da tela do jogo no modo horizontal. O emulador está disponível apenas no Android via Google Play Store

Imagem do My Boy!
A interface do My Boy! é simples até demais (Imagem: Divulgação/Pixel Respawn)

2. Provenance

O emulador Provenance é um grande sistema que permite a emulação de diversas plataformas antigas: do Game Boy ao Mega Drive e até o PS1.

Um dos grandes destaques é a presença de filtros, que permitem alterar a imagem entre LCD e CRT — que simula as ondulações das TVs antigas e dão a sensação de ter voltado no tempo.

Outra facilidade que o Provenance traz são os dados salvos automaticamente. Ou seja, se esqueceu de salvar em determinado trecho, não precisará passar muito tempo até chegar aonde estava pela última vez.

Além do plano gratuito que qualquer usuário pode usar e jogar, o emulador para celular também tem uma assinatura que permite alterar suas cores, temas e os ícones. Ele está disponível exclusivamente na App Store.

Imagem do Provenance
O Provenance continua como uma das melhores opções para iOS (Imagem: Divulgação/Joseph Mattiello)

1. RetroArch

ORetroArch é o emulador mais versátil de jogar Game Boy e GBA nos celulares, com a presença de recursos e de alto desempenho como destaques.

Através dele, você acessa diversas plataformas antigas também como o Nintendinho, assim como tem uma interface com um alto nível de personalização. 

Dito isso, o emulador RetroArch é uma das melhores opções para emular o Game Boy e diversos outros consoles de forma unificada. 

O grande “porém” é a dificuldade para iniciantes configurarem a experiência pela 1ª vez, mas depois que isso é concluído basta se divertir. Do site oficial, os usuários são encaminhados a fazer o download nas plataformas disponíveis. 

Imagem do RetroArch
O RetroArch é o único disponível em ambas as principais plataformas entre os celulares (Imagem: Divulgação/Libretro)

Os melhores emuladores de Game Boy

Ainda que existam muitos apps populares de emulação, com esta seleção de emuladores de Game Boy você terá a certeza de que não vai passar dor de cabeça. 

É válido lembrar que ainda há poucas opções nos dispositivos iOS, o que se deve às proibições da Apple que perduraram até o ano de 2024. Ou seja, o seu ecossistema tem muito a crescer dentro do cenário retrô.

Confira os principais emuladores do Game Boy nos celulares:

  • RetroArch (Android & iOS) 
  • Provenance (iOS) 
  • My Boy! (Android)
  • Delta (iOS)
  • Pizza Boy (Android)

Alerta: vale notar que cada um deles é apenas o software para rodar os jogos, mas para ter acesso a eles é preciso ter o arquivo (ROMs). É importante tomar cuidado com a forma como os obtém, pois, a depender de sua origem, pode ser considerado pirataria — que é um crime. 

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.