
O mundo se encantou com o Nintendinho nos anos 1980, com jogos incríveis como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Kirby e outros que surgiram nesta plataforma. Porém, como todos sabem, o videogame foi descontinuado.
- 10 jogos que definiram o Nintendinho (NES)
- Por que o Nintendinho é o console mais importante da história dos videogames?
Ainda que a Big N tenha apresentado o NES Classic Mini (por tempo limitado) e seus jogos através da assinatura do Nintendo Switch Online, revisitar os “bons e velhos tempos” não precisa ser uma tarefa árdua para o bolso.
Pensando nisso, reunimos nesta lista os 5 melhores emuladores do Nintendinho para jogar no celular — que podem ser encontrados no sistema Android e no iOS.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
5. Nostalgia.NES
O Nostalgia.NES é o emulador de Nintendinho que muitos buscam para o seu celular, com uma interface simples e intuitiva para uma grande parcela do público.
Ele traz diversos benefícios para seus jogos, como controles na tela customizáveis e a função de “rebobinar” o gameplay nos momentos críticos.
Apesar de tanta facilidade, ele tem um ponto negativo que pode te desmotivar no uso cotidiano: a versão grátis contém anúncios, enquanto terá de pagar pela versão Pro para escapar deles.
Outro aspecto que impede uma parte dos usuários é sua indisponibilidade na App Store (iOS). O Nostalgia.NES está liberado apenas na Google Play Store.

4. John NESS
O John NESS é conhecido por ser um dos mais bem otimizados para Android, com um desempenho exemplar mesmo em smartphones modestos.
Além disso, o seu sistema tem suporte para a utilização de recursos como trapaças e salvar seu progresso — o que ajuda bastante em sua utilização.
Porém, é válido notar que a sua interface é extremamente simples e menos moderna do que a vista nos demais.
Além disso, por ser um app gratuito, ele obtém sua lucratividade através dos anúncios. Isso pode se tornar irritante para uma parcela dos usuários. O John NESS pode ser encontrado apenas na Google Play Store.

3. Lemuroid
O Lemuroid é uma plataforma de emulação do Nintendinho que está entre as mais aclamadas entre a comunidade de fãs e não é à toa: sua interface é simples e muito amigável.
Uma função que o mantém em um patamar acima das demais é a organização automática dos jogos, que permite encontrá-los e começar a jogar com mais facilidade.
Além disso, ele tem um alto desempenho e suporta vários consoles retrô diferentes dentro do app. Ou seja, além do Nintendinho, terá diversos outros na palma de suas mãos.
Disponível apenas na Google Play Store, o Lemuroid é mais um que segue sem disponibilidade para os dispositivos iOS.

2. Delta – Game Emulator
Se até aqui o iPhone não tinha recebido seu destaque, com o Delta – Game Emulator isso mudará. O emulador de Nintendinho é um dos melhores no sistema operacional da Apple, com uma interface polida e intuitiva.
Ele segue o padrão “tudo em um” e não emula somente o NES, mas também o Super Nintendo, Nintendo 64, Game Boy e até mesmo o DS.
Muitos elogiam a integração do emulador com os controles, o que permite uma forma mais suave de se jogar os principais jogos retrô.
O Delta – Game Emulator segue o caminho contrário dos demais e não está presente na Google Play Store, disponível apenas na App Store.

1. RetroArch
O RetroArch é o emulador do Nintendinho mais versátil disponível nos celulares, com a presença de diversos recursos que vão te ajudar a jogar da melhor forma.
Ele permite que você acesse diversas plataformas antigas, assim como tem uma interface com um alto nível de personalização.
Desta forma, o RetroArch se torna uma das melhores opções para emular diversos consoles em um app só. O grande desafio é a complexidade para os iniciantes configurarem pela 1ª vez, mas depois é “só alegria”.
Ao contrário dos demais, que estão disponíveis apenas em um sistema, o RetroArch é liberado no Android, via Google Play Store, e no iOS, através da App Store.

Atenção aos emuladores do Nintendinho
Caso tenha notado a fraca presença de emuladores do Nintendinho nos dispositivos iOS, é válido lembrar que este tipo de app só foi permitido na plataforma da Apple em 2024. Logo, muitos ainda seguem apenas no Android.
Outro ponto importante é que cada um deles é apenas o software para rodar os jogos, mas para ter acesso a eles é preciso ter o arquivo (ROMs). É importante tomar cuidado com a forma como os obtém, pois, a depender de sua origem, pode ser considerado pirataria — que é um crime.
Entre os melhores emuladores de Nintendinho para celulares, estão:
- RetroArch
- Delta – Game Emulator
- Lemuroid
- John NESS
- Nostalgia.NES
Leia também no Canaltech:
- Quanto custaria um Nintendinho hoje, com a inflação?
- Você sabe qual é o plano de negócio da Nintendo? Conheça o Oceano Azul
- Super Mario completa 40 anos: 13 curiosidades e marcos da história do game
Leia a matéria no Canaltech.

