
Ainda que esteja distante dos seus “bons tempos”, a Activision Blizzard sempre foi sinônimo de grandes jogos e uma companhia que traz experiências em um nível de excelência acima de diversas outras.
- 9 jogos e franquias esquecidos pela Activision
- Do indie ao blockbuster: entenda o que são jogos A, AA e AAA
Lar de Crash, Spyro, Tony Hawk’s Pro Skater, Diablo, Warcraft e muitos outros games emblemáticos, a companhia tem um catálogo de fazer inveja, além de ter um tamanho tão colossal que moveu a maior negociação de toda a indústria gaming: a venda para a Microsoft, avaliada em US$ 69 bilhões.
Uma produtora do tamanho da Activision Blizzard tem seu próprio “top tier” e aqui trazemos os 10 melhores jogos que foram feitos pelos seus estúdios. Será que o seu favorito está por aqui?
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Overwatch
Apesar de carregar muitas controvérsias, Overwatch (2016) causou um grande impacto na indústria gaming. E não só por tirar o troféu de Jogo do Ano das mãos de Uncharted 4, mas por ser o 1º hero shooter de sucesso.
Com uma estrutura simples, personagens carismáticos, um plano midiático impecável (com curtas, HQs e mais) e um trabalho primoroso da Blizzard, ele se tornou um colosso à parte e criou uma série de clones até os dias atuais.
9. Starcraft II: Wings of Liberty
Uma sequência muito aguardada pelos fãs de jogos de estratégia em tempo real, Starcraft II: Wings of Liberty (2010) elevou ainda mais os padrões que a Activision Blizzard estabeleceu com seus títulos anteriores.
Tudo arrancou elogio dos fãs e da mídia especializada: campanha, mecânicas, modo multiplayer e seus gráficos trouxeram um novo ar para a franquia sem perder a experiência imersiva que cultivaram no passado.
8. Call of Duty: Black Ops 2
Quando se fala de jogos de guerra com temática moderna, Call of Duty: Black Ops 2 (2012) foi um dos pontos de virada na vida de muitos. Com um multiplayer viciante, mapas criativos e o divertido Modo Zumbis, ele garantiu que a linha sobrevivesse e se tornasse um dos principais pilares da franquia.
Seus padrões seguem atuais até os dias de hoje, assim como continua a atrair milhares de fãs para seu multiplayer online (afinal de contas, ele permanece com servidores ativos e conta com a retrocompatibilidade nos consoles Xbox).
7. Crash Team Racing: Nitro-Fueled
Muito se fala de Mario Kart 8 Deluxe e Sonic Racing: CrossWorlds, mas é inegável que Crash Team Racing: Nitro-Fueled (2019) também merece um grande destaque. Com mecânicas divertidas e uma disputa acirrada, ele traz muito entretenimento com os principais heróis e vilões da franquia.
Seja pelos seus vários personagens, fases, itens criativos e o modo exploração, as risadas são garantidas quando se reúne os amigos para aproveitá-lo. Embora a Activision Blizzard tenha foco hoje em FPS, este é um dos melhores multiplayers que eles produziram nos tempos recentes.
6. Warcraft III: Reign of Chaos
Quando se pensou que os MMORPGs se estagnaram, a Activision Blizzard trouxe Warcraft III: Reign of Chaos (2002) e mudou todos os padrões da forma como a indústria gaming e os fãs enxergavam o gênero.
Na experiência foram adicionados os “Heróis” e o editor de mapas, que curiosamente foram os maiores responsáveis pelo início da corrida que deu origem a outro gênero: o MOBA. Se temos DOTA 2 e League of Legends como grandes sucessos hoje em dia, foi graças a este colosso.

5. Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
A onda de remasterizações e remakes pode ser incômoda para parte da comunidade, mas é inegável que a Activision Blizzard acertou em cheio com Crash Bandicoot N. Sane Trilogy (2017). O marsupial mais maluco dos games veio direto dos anos 1990 para trazer ainda mais diversão e aventuras.
A coletânea recria todos os visuais, o que torna o jogo de plataforma muito mais vivo e cheio de carisma. Isso sem falar na sua alta dificuldade, que surpreendeu muitos que não se lembravam de como Crash Bandicoot 1 e 2 eram complexos e cheios de armadilhas.
4. Call of Duty 4: Modern Warfare
Quando pensamos em jogos FPS modernos, Call of Duty 4: Modern Warfare (2007) foi a base que estabeleceu muitos padrões usados atualmente. Ele não era só “mais um” shooter em 1ª pessoa, mas o responsável por direcionar o gênero para novos ventos a partir de seu lançamento.
Aqui, a Activision Blizzard brilhou com a campanha cinematográfica sem precedentes (qualquer um que jogou lembrará da missão “All Ghillied Up”) e uma grande renovação no sistema multiplayer — com a introdução de perks e killstreaks. O resultado é que todos passaram a ter tudo isso, logo em seguida.

3. Sekiro: Shadows Die Twice
O gênero soulslike pode não ser tão popular quanto os demais, mas nem isso apaga o brilho do genial e grandioso Sekiro: Shadows Die Twice (2019). Gráficos, narrativa e seu sistema de bloqueio e contra-ataque tornaram a experiência muito mais dinâmica e desafiadora, o que elevou o patamar.
Antes de Elden Ring, ele foi o responsável por fazer o estúdio FromSoftware faturar o prêmio de Jogo do Ano em cima de games como Control, Super Smash Bros. Ultimate e o remake de Resident Evil 2. Como um divisor de águas, ele abriu ainda mais as portas para a categoria e conquistou fãs.
2. Diablo II
Todos podem discutir sobre qual o melhor Diablo, mas a Activision Blizzard trouxe sua maior experiência nos RPGs de ação com Diablo II (2000). Sombrio, complexo, cheio de mistérios e com mecânicas excelentes para a sua época, ele representou o ápice da franquia.
Se o primeiro game já era emblemático, o 2º aprimorou bastante o que já estava consolidado e construiu uma base gigantesca de fãs. Para ter uma ideia, games de sucesso como Path of Exile tiveram a inspiração nessa versão, apesar de já terem alternativas modernas quando seu desenvolvimento começou.

1. Tony Hawk’s Pro Skater 2
Quando se pensa em Activision Blizzard, pouquíssimas pessoas não vão atribuir o renome ao sucesso que Tony Hawk’s Pro Skater 2 (2000) alcançou. Afinal de contas, ele não é um dos games mais bem-avaliados de toda a indústria gaming à toa — sua nota no Metacritic é de 98.
Tudo nele funciona muito bem: presença de skatistas de diversas nacionalidades (o que inclui o brasileiro Bob Burnquist), manobras, multiplayer, trilha-sonora, crossovers e diversos outros elementos é uma verdadeira aula de game design e continua excelente até os dias modernos (tanto que a companhia o remasterizou para os consoles atuais em 2020).

Grandes sucessos da Activision Blizzard
Apesar de chamarmos de Activision Blizzard, é importante ressaltar que a companhia está por trás da King: estúdio que produziu Candy Crush, um dos maiores vícios entre os jogos mobile da história. Isso sem mencionar diversos sucessos que ela teve ao longo dos anos.
Entre inovações como a vista em Skylanders e World of Warcraft, investimentos certeiros como em Destiny e vários outros, os 10 melhores jogos feitos por eles são:
- Tony Hawk’s Pro Skater 2
- Diablo II
- Sekiro: Shadows Die Twice
- Call of Duty 4: Modern Warfare
- Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
- Warcraft III: Reign of Chaos
- Crash Team Racing: Nitro-Fueled
- Call of Duty: Black Ops 2
- Starcraft II: Wings of Liberty
- Overwatch
Leia também no Canaltech:
- 10 jogos mais esperados de todos os tempos
- 15 atitudes anticonsumidor nos games em 2025
- História de novela: PlayStation nasceu da traição da Nintendo à Sony
Leia a matéria no Canaltech.

