10 melhores jogos lançados em 2025

Tecnologia

O ano de 2025 foi marcado pela excelência de múltiplos jogos e experiências para todos os tipos de gostos. Dos JRPGs aos games de mundo aberto e metroidvanias, diversos títulos conquistaram não apenas o público, mas prêmios e reconhecimento por todo o planeta. 

Porém, existe uma seleta lista de games que marcaram estes 12 meses por sua qualidade, gráficos, direção, narrativa e vários fatores que contribuíram para marcarem a memória dos jogadores. Inclusive, alguns deles podem até figurar nos mais aclamados da década. 

Dito isso, nós do Canaltech selecionamos para você os 10 melhores jogos que foram lançados em 2025. Aqueles que você precisa ter experimentado ao menos 1 para dizer que aproveitou o ano e está a par das experiências mais recentes.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

10. Dispatch

A AdHoc Studio (feito por veteranos da Telltale e Ubisoft) lançou Dispatch como o seu 1º jogo, com uma verdadeira pedrada para os fãs de narrativas excelentes, super-heróis e de estratégias muito bem-construídas. 

A obra não é inovadora, mas traz o que há bastante tempo não se via: personagens cativantes, animação de qualidade e conteúdo extra muito enriquecedor como livro de artes, HQs e outros materiais que expandem a trama e mostram que ainda é possível trazer boas experiências com o básico.

9. Ghost of Yotei

Após o impressionante Ghost of Tsushima (2020), a Sucker Punch Productions foi além e trouxe ao PlayStation 5 um verdadeiro capítulo inédito para sua nova franquia: Ghost of Yotei. O jogo traz ao console muita dinâmica, potencial gráfico e uma intensa jornada de vingança.

Muitos o veem apenas como “mais um jogo de mundo aberto”, “mais uma história de samurais” e coisas do tipo, mas não se engane: ali se esconde uma das maiores aventuras que 2025 apresentou aos gamers e traz decisões artísticas que se destacam bastante dos demais. Vale a pena conferir.

8. Blue Prince

Se tivemos grandes lançamentos de jogos AAA em 2025, os games independentes não fizeram por menos. E Blue Prince mostrou ao que veio, com sua presença até hoje consolidada entre os mais bem-avaliados da plataforma Metacritic — nota 92, um dos melhores de todos lançados pela indústria.

Misturar quebra-cabeças com roguelite deu muito certo para o estúdio Dogubomb, que ainda implementou uma história que tocou no emocional de muita gente que teve o prazer de jogá-lo. Ele é, de longe, uma das experiências mais enriquecedoras que os jogadores poderiam ter neste ano.

7. DOOM: The Dark Ages

A narrativa é muito importante, mas sem ação não se vai para lugar algum. Não é? E se busca algo que faça seu coração bater, com certeza está em busca de DOOM: The Dark Ages. Com gráficos excelentes e uma dinâmica que beira a insanidade, ele é uma verdadeira obra-prima da Bethesda.

Ele pode não ter a cultura online de Battlefield 6, Call of Duty: Black Ops 7 e ARC Raiders, mas o jogo conseguiu entregar em 2025 um FPS cheio de atitude e que não fica para trás na comparação de qualquer quesito. Ele é um espetáculo, independentemente de qual aspecto o enxergue. 

6. Donkey Kong Bananza

O Nintendo Switch 2 foi lançado com grandes jogos neste ano, com destaques para Mario Kart World e Metroid Prime 4: Beyond. Porém, é notável que nenhum deles teve um impacto tão grande quanto Donkey Kong Bananza, o jogo de plataforma definitivo de 2025.

Além de retomar a franquia (que ficou adormecida por mais de uma década), ele reinventou muitos aspectos com a possibilidade de você destruir tudo o que encontra pela frente. Seja o chão ou construções, o gorila é devastador e também foi o responsável por conquistar os corações dos milhões de fãs desde sua chegada. 

5. Kingdom Come: Deliverance II

Quando se fala em RPG ocidental, muitos títulos viraram emblemáticos como The Elder Scrolls V: Skyrim e The Witcher III: Wild Hunt, mas como a categoria é igual coração de mãe e sempre cabe mais um, vale inserir nestes lançamentos icônicos o Kingdom Come: Deliverance II.

Além de gráficos impressionantes e uma excelente simulação de mundo medieval, o título se destaca pela sua história, pelos diálogos intensos e por seus conflitos. Não é à toa que ele foi parar nos 6 melhores da The Game Awards 2025 e merece toda a sua atenção.

4. Hades II

Entre os jogos roguelites, é inegável que a Supergiant Games se destaca por seus títulos de sucesso. E Hades II, sequência de um dos seus maiores sucessos, é a prova de que é possível inovar sem perder a essência da sua base mitológica e das mecânicas que ele apresentou há alguns anos.

Mesmo que o título tenha sido disponibilizado como Acesso Antecipado em 2024, foi apenas em 2025 que os fãs puderam conferir a versão completa da aventura de Melinoe — irmã mais nova de Zagreus e que tenta impedir uma verdadeira tragédia causada por Cronos, o deus do tempo. 

3. Hollow Knight Silksong

A Team Cherry, sem saber que era impossível aprimorar Hollow Knight, foi lá e produziu Hollow Knight Silksong. Demorou demais, temos de concordar, mas a tão esperada aventura de Hornet foi lançada e cumpriu cada promessa feita pelo estúdio aos fãs.

O metroidvania sombrio foi aprimorado com mecânicas que exigem não apenas uma precisão dos jogadores, mas também uma velocidade de pensar e agir que não é para qualquer um. Isso resultou em um dos games mais emblemáticos do ano e uma jornada que recompensa aqueles que se esforçam para progredir.

2. Death Stranding 2: On the Beach

A jornada de Sam Bridges e Lou não tinha chegado ao fim e Hideo Kojima apresentou Death Stranding 2: On the Beach no ano de 2025. E que jornada, meus caros leitores. Com uma infinidade de melhorias, nunca foi tão divertido e contemplador ver as belas paisagens e entregar seus pacotes.

O título melhorou cada aspecto que tornou o original um sucesso, com uma narrativa marcante e cheia de mistérios. A cereja do bolo continua a ser a forma como os fãs interagem com os elementos online, com uma cooperação sem precedentes para dentro da experiência.

1. Clair Obscur: Expedition 33

O independente Clair Obscur: Expedition 33 roubou todas as atenções durante o ano, seja pelo seu sistema de turnos dinâmico, seus gráficos em forma de obra de arte e por apresentar uma história tocante e íntima que fez muita gente chorar — seja no seu início, meio, fim ou em todos os momentos.

Na trama conhecemos a Artífice, que extermina todos de uma determinada idade a cada ano. E com a morte de quem completou 34 anos, chegou a vez da Expedição 33 se aventurar para eliminar a ameaça em definitivo. O que eles não sabiam é que descobririam algo ainda maior por trás de todo este ciclo. 

Os melhores dos melhores em 2025

É impossível fazer uma lista dessas sem considerar experiências tão icônicas quanto, como é o caso de ARC Raiders, Split Fiction, Despelote, Sword of the Sea, Cronos: The New Dawn, Pipistrello and the Cursed Yoyo e vários outros que divertiram muito os fãs por todo o ano.

Se busca algo para jogar neste fim de 2025 e parar em qualquer um destes, pode ter certeza que vai ter uma aventura épica em suas mãos. Além dessas menções mais do que honrosas, os 10 melhores títulos deste período foram:

  • Clair Obscur: Expedition 33
  • Death Stranding 2: On the Beach
  • Hollow Knight Silksong
  • Hades II
  • Kingdom Come: Deliverance II
  • Donkey Kong Bananza
  • DOOM: The Dark Ages
  • Blue Prince
  • Ghost of Yotei
  • Dispatch

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.