
Elementos diegéticos e não diegéticos são artifícios comumente usados no entretenimento, seja para fins estéticos, seja para narrativos. Normalmente, esses elementos estão ligados à música e sons (ou à ausência deles), e engana-se quem pensa que diretores de jogos não fazem uso desses recursos.
- As 20 melhores trilhas sonoras originais dos games
- 8 jogos com as melhores trilhas sonoras lançados em 2025
Diegético se refere a qualquer som ou elemento que faça parte da história e que os personagens do jogo, livro ou filme escutem e percebam. Na contramão, o não diegético é um recurso externo que apenas nós, jogadores, ouvimos.
Felizmente, há excelentes exemplos dos dois casos em videogames, que se tornaram uma nova forma de ouvir música. A interatividade é um fator nos jogos que causa uma enorme diferença. Não estamos apenas ouvindo a música de forma passiva, como também estamos interagindo com o mundo e outros personagens.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Toda esta generosa introdução serviu para que o Canaltech trouxesse os 6 melhores jogos para ouvir música — especificamente diegética, se você pegou bem o conceito.
6. Fallout 4
Fallout voltou com tudo na nova série do Prime Video. Com o RPG da Bethesda, também veio uma forte busca por música americana dos anos 40 e 50, abrangendo gêneros como jazz, big band, crooners, R&B e gospel, entre muitas outras. Quem aí não se lembra da introdução de Fallout 3 com I Don’t Want to Set the World on Fire, do The Ink Spots?

A música faz do mundo de Fallout algo bem único ao misturar o retrofuturismo dos anos 50 com uma temática atompunk desoladora. Um dos elementos mais icônicos de Fallout é o Pip-Boy, dispositivo com muitas funções, incluindo a de rádio, permitindo aos jogadores explorar terras devastadas com clássicos da música norte-americana.
5. Cyberpunk 2077
Do atompunk para o cyberpunk: independente de qual seja sua opinião sobre o RPG da CD Projekt RED, uma coisa é inegável: a trilha do jogo é fantástica, e as rádios não ficam para trás.

Em uma mistura de música eletrônica e synthwave, dirigir pelas ruas brutais de Night City ganha um sentido a mais com as várias estações de rádio que o jogo oferece.
4. Death Stranding
Tanto no primeiro Death Stranding como em On the Beach a música desempenha um papel importante para tornar as entregas mais emocionantes e menos monótonas. Já era de se esperar, visto que ambos os jogos são de ninguém menos que Hideo Kojima, diretor com fortes laços com a música e o cinema.

Death Stranding é um caso curioso; não sabemos exatamente se a música é diegética ou não diegética. Ela apenas entra em certos momentos, às vezes se encaixa perfeitamente com o sentimento ou a cena que estamos presenciando, e sai de cena cautelosamente. Este é um dos jogos que combina perfeitamente com músicas, podcasts ou qualquer outra fonte de áudio externa, o que complementa a experiência proposta por Kojima.
3. Minecraft
Outro caso em que não temos tanta certeza se os personagens escutam a música in-game ou não é Minecraft. O jogo mais vendido de todos os tempos conta com uma vasta lista de vinis que podem ser tocados ao construir uma jukebox.

A trilha sonora de Minecraft já é muito conhecida, e os discos acentuam ainda mais o tom melancólico e de solidão do jogo, com faixas como Aria Math das mãos do compositor alemão Daniel Rosenfeld, mais conhecido como C418.
2. Forza Horizon 5
Quem disse que experiência de direção também não tem a ver com música? O melhor jogo de corrida da geração, Forza Horizon 5, discorda disso plenamente. A música desempenha um papel importantíssimo na série Forza Horizon, que chegou ao seu auge no México.

O jogo conta com seis rádios diferentes que permitem ao jogador competir pelo Festival Horizon e apreciar os belíssimos gráficos do Forza Horizon 5 regados a vários gêneros e músicas diferentes, incluindo licenciadas e algumas criadas para o jogo.
1. GTA 5
Quando se trata de música, não podemos deixar GTA de fora. A franquia é conhecida por suas rádios icônicas e pela seleção de músicas perfeita. O auge de toda esta maestria foi GTA 5.

Assim como tudo dentro de GTA, as rádios desempenham um papel importante na crítica da série ao estilo de vida norte-americano. As estações contam com apresentadores e DJs reais e fictícios que fazem piadas e comentários engraçados sobre Los Santos, além dos comerciais absurdos. Claro que as músicas e a diversidade das rádios são os pontos-chave aqui. Todos estes pontos tornam as rádios de GTA 5 uma paródia viva dos EUA.
Estes são os 6 melhores jogos para ouvir música:
- GTA 5;
- Forza Horizon 5;
- Minecraft;
- Death Stranding;
- Cyberpunk 2077;
- Fallout 4.
Leia também no Canaltech:
-
As 10 melhores bandas originais dos games
- Metal Hellsinger | FPS de ritmo inspirado em DOOM é lançado
- Quais são as novas músicas de Just Dance 2026?
Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?
Leia a matéria no Canaltech.

