Seja para exercitar a mente ou se desafiar, os RPGs táticos são excelentes para quem busca experiências marcantes com um toque de estratégia. Ao longo dos anos, eles se apresentaram de diversas formas e marcaram bastante o público — seja nos consoles, portáteis ou nos PCs.
Entre franquias conhecidas, baseadas em outras obras ou com foco total em TRPG, esses títulos trazem uma imersão ainda maior em diversas frentes e criam uma verdadeira conexão do jogador com este universo e seus personagens (mesmo que ela possa vir a ser quebrada através do permadeath).
Com os RPGs táticos se tornando tão relevantes na indústria gaming, hoje o Canaltech reuniu nesta lista os 10 dos melhores jogos da categoria. E tomamos a precaução de não repetir a mesma franquia, para que você possa conhecer outras experiências distintas no gênero.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Bleach: The 3rd Phantom
Baseado no mangá e anime de Tite Kubo, Bleach: The 3rd Phantom traz uma história inédita — interligada à original — com uma variedade incrível de personagens jogáveis e a possibilidade de usar estratégia para controlar o exército de Ceifadores de Alma.
Ele traduz muito bem o universo apresentado por outras mídias, com destaque até mesmo para guerreiros que não são vistos com frequência nelas ou nas adaptações vistas para o gênero de luta. Com combos e habilidades especiais, ele surpreende pela narrativa, fidelidade e qualidade.

9. Valkyria Chronicles
A SEGA foi responsável por trazer Valkyria Chronicles, um RPG tático que se passa na 2ª Guerra Mundial e que mostra os jogadores enfrentando não monstros e guerreiros medievais, mas sim soldados e máquinas do exército inimigo.
Sendo obrigado a desviar de tiros e contra-atacar sem comprometer suas unidades, o título aborda um período muito obscuro da nossa História. Seus personagens são extremamente carismáticos e até machuca o coração ver o que tem de passar durante os conflitos que mexeram com todo o planeta nos anos 1940.
8. Marvel’s Midnight Suns
Com a presença de diversos super-heróis da Casa das Ideias, Marvel’s Midnight Suns é o melhor TRPG que quase ninguém jogou. Com a ascensão de forças ameaçadoras, um time se forma para confrontar o que coloca o mundo em risco em uma história que podia muito bem ter saído de muitas HQs.
Com a presença de personagens icônicos como Homem de Ferro, Homem-Aranha, Capitã Marvel, Capitão América, Wolverine, Deadpool, Venom e diversos outros, o jogo apresenta algumas mecânicas únicas que mostram a experiência da Firaxis no gênero e no quanto arriscaram para trazer algo realmente divertido aos fãs.
7. Disgaea 5: Alliance of Vengeance
Ainda que muitos fãs entortem o nariz para a franquia, Disgaea 5: Alliance of Vengeance é o RPG tático definitivo e não deve ser visto com desdém. Tirando a sua narrativa, que não é lá aquelas coisas, todo o restante é produzido com uma maestria fenomenal pela Nippon Ichi Software e ajuda a ampliar ainda mais a base de fãs do gênero.
Com uma diversidade assustadora de personagens, classes, monstros, mapas e habilidades, o título cria um verdadeiro universo de opções. A progressão de dificuldade é muito bem-equilibrada, assim como a presença de protagonistas e outros heróis dos capítulos anteriores, trazem um tempero a mais dentro da fórmula.
6. XCOM 2: War of the Chosen
Contra uma invasão alienígena, você tem de liderar a resistência contra forças que estão além da sua compreensão. Dito isso, XCOM 2: War of the Chosen é um verdadeiro exercício de desapego: sabe seu personagem ou unidade favorita? Se prepare para o adeus com o permadeath.
Com uma alta dificuldade (fomentada por mapas aleatórios), o jogo vive pela fama que ele carrega. É o que precisa para ter um desafio à altura do gênero, assim como poderá contar com uma narrativa imersiva, muita estratégia e também um pouco de improviso — acredite, você vai precisar.

5. Triangle Strategy
Após um longo período distante de RPGs táticos, a Square Enix presenteou o público com uma das melhores experiências do gênero que já produziu. Triangle Strategy vai além de ter “apenas” gráficos pixelados, personagens carismáticos e um grande desafio que se apresentará através da narrativa.
O título tem um grande peso para as decisões que você toma conforme avança na trama. E todas elas são decididas de forma democrática, com diálogos e acordos com seus principais aliados, o que traz uma verdadeira lição sobre liderança e os impactos que elas provocam para a sociedade.
4. Unicorn Overlord
A Atlus e a Vanillaware trouxeram Unicorn Overlord com foco em ação em tempo real e um grande mapa pronto para ser explorado. Ele possui centenas de personagens, muita estratégia e a possibilidade de expandir mais suas unidades com a formação de esquadrões.
Sua história cativa, assim como você pode conhecer culturas inteiras e participar de desafios — como a presença de guerreiros secretos pelo território e até um coliseu onde pode testar as suas habilidades. Este foi um acerto e tanto e traz um verdadeiro frescor para os RPGs táticos.
3. Tactics Ogre: Let Us Cling Together
Ainda que Tactics Ogre: Reborn seja a versão “definitiva” da franquia, o melhor jogo dela ainda é Tactics Ogre: Let Us Cling Together — lançado originalmente em 1995 e que ganhou diversas versões ao longo dos anos. Amado por muitos, ele mistura questões sociais e políticas dentro de sua trama e expande isso através dos conflitos.
Através de sua progressão, muitos recursos foram adicionados ao título, como a presença de crafting na edição que chegou ao PSP nos anos 2000. O público tem uma vasta seleção de armas, inimigos, mapas e criou uma forte conexão com o público. Ainda que não seja visto como “o melhor”, ele teve muito impacto e definiu os TRPGs.

2. Fire Emblem: Three Houses
Há vários jogos desta franquia, mas se você é iniciante ou se busca um grande desafio, Fire Emblem: Three Houses contempla ambas as propostas e traz uma experiência sólida para todos. Gráficos, personagens, progressão, desenvolvimento e todos os demais fatores são produzidos com maestria pela Nintendo.
Além de contar com um desafio e tanto nas mãos, o título também oferece uma série de escolhas que podem alterar a sua conclusão. Desde a escolha de qual “casa” vai representar até mesmo as suas conexões sociais fazem toda a diferença no caminho que a trama toma — o que se torna uma excelente fonte de replay.

1. Final Fantasy Tactics: The War of the Lions
Uma das melhores representações de RPG tático surgiu na forma de um spin-off da franquia Final Fantasy, com Final Fantasy Tactics: The War of the Lions. O título adapta os eventos do primeiro game (lançado no PS1 em 1997) com uma tonelada de conteúdo extra e uma história ainda mais imersiva.
Hoje disponível para smartphones, o título marcou toda uma geração e estabeleceu vários elementos que são mantidos até hoje dentro da categoria. Além disso, ele expandiu ainda mais o universo da própria série — com a presença de personagens de outros jogos (Cloud de FF7 e Balthier, de FF12 são exemplos que despontaram por aqui também).

O carinho por RPGs táticos
Ainda que não seja um gênero tão popular assim, os RPGs táticos continuam em alta por uma parcela bem vocal dentro da comunidade. A linha Disgaea continua a todo vapor, enquanto Final Fantasy Tactics retornou com uma remasterização e temos uma nova iniciativa da Square Enix com vários títulos desta categoria: Triangle Strategy, The DioField Chronicle e outros.
Mesmo com um futuro promissor, os 10 melhores TRPGs de todos os tempos são:
- Final Fantasy Tactics: The War of the Lions
- Fire Emblem: Three Houses
- Tactics Ogre: Let Us Cling Together
- Unicorn Overlord
- Triangle Strategy
- XCOM 2: War of the Chosen
- Disgaea 5: Alliance of Vengeance
- Marvel’s Midnight Suns
- Valkyria Chronicles
- Bleach: The 3rd Phantom
Leia também no Canaltech:
- O que realmente é um JRPG?
- O que realmente é um RPG tático?
- O que realmente é um RPG Ocidental?
Leia a matéria no Canaltech.