Memória RAM DDR4 enfrenta escassez e preços até 90% mais caros no 2º semestre

Tecnologia

No últimos meses, estudos e rumores falaram sobre o fim da tecnologia DDR4 de memórias RAM, além de encarecimento nessa reta final. Um novo levantamento da TrendForce reforça esse cenário, apontando agora para a escassez desse tipo de produto aliada ao aumento de até 90% na segunda metade de 2025, muito acima da alta do preço até o fechamento do primeiro semestre.

A principal causa é a alta demanda do segmento de servidores, impulsionada por aplicações de inteligência artificial, que está consumindo a maior parte da capacidade de produção dos fornecedores.

Com as fabricantes priorizando os pedidos voltados para data centers, a oferta para os mercados de PCs e eletrônicos de consumo foi severamente limitada. A situação levou a uma rara inversão de preços em julho, quando os módulos de memória DDR4 de 8 GB se tornaram mais caros que os de DDR5.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Aumento de DDR4 no 2º semestre é o maior até agora

Como resultado, fabricantes de PCs estão sendo forçados a acelerar a transição para o padrão DDR5 em seus novos modelos. O segmento de eletrônicos de consumo é o mais afetado, com uma previsão de aumento de 85% a 90% nos preços da DDR4 no terceiro trimestre.

O novo levantamento da TrendForce trouxe previsões ainda maiores de aumento de preço (Imagem: TrendForce)

O mesmo fenômeno atinge o mercado de smartphones e notebooks. A produção de memória LPDDR4X está sendo reduzida, gerando uma onda de “compra por pânico” e uma projeção de alta de 38% a 43% nos preços para o mesmo período. Com a adoção cada vez maior do atual padrão (LPDDR5X), existe uma expectativa de aumento entre 10% e 15% nos próximos meses.

Apesar de já estarmos falando sobre fim e aumento de preço das memórias DDR4 há um tempo, ainda não vimos esse repasse aos consumidores até o momento, algo que deve ser questão de tempo. Para efeito de comparação, o Ryzen 7 5700X3D, por exemplo, que começou a sumir das lojas nos últimos dias, é encontrado entre R$ 3.000 e R$ 4.000 por conta da pouca oferta.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.