
Memória RAM e SSD estão ficando caros a cada dia, e isso não é novidade, infelizmente. Cada mercado está sentindo de um jeito. Enquanto aqui no Brasil os preços (ainda) não subiram tanto, na Europa, por outro lado, tem kit de 32 GB DDR5 que já ficou 379% mais caro, já os SSDs subiram quase 88%. Até mesmo os tradicionais HDDs começaram a encarecer.
O levantamento do alemão Computer Base nos dá uma boa ideia do cenário europeu com esses componentes. Muito do que mostramos tem a ver com os mercados americano e chinês, mas a verdade é que todo o mundo já sofre com as consequências da demanda estratosférica por esses componentes por data centers de IA. Os dados a seguir são referentes a setembro até dezembro.
DDR4, SSD e HDDs não escaram do encarecimento
Começando com memória RAM DDR5, esse componente ficou 251,95% mais caro em média. O levantamento envolve kits de 32 e 64 GB e o mais caro pertence ao TeamGroup – que já alertou que o pior dessa crise ainda está por vir – que teve um kit de 32 GB 379% mais caro nos últimos três meses. Vale notar que alguns kits entusiastas já custam o mesmo de uma RTX 5090.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–



Dentro desse levantamento, existe ainda um kit DDR4 da G.Skill, sendo esse o único envolvendo a tecnologia de memória RAM. Dos 12 kits listados, esse é o que menos encareceu (+153,88%), sendo ainda uma saída “viável” para PCs com processadores AMD Ryzen 5000 e Intel Core de 12 a 14ª que suportam DDR4, já que essas gerações suportam DDR5 também.
SSDs NVMe de alto desempenho encareceram, em média, 41,59% entre setembro e dezembro. O popular Kingston NV3 de 1 TB foi o modelo que ficou mais caro (+87,98%), seguido Lexar NM790 2 TB (+72,74) e Kioxia Exceria Plus G3 2 TB (+47,10%). O SSD que ficou menos caro foi o Samsung 9100 Pro 2 TB, que encareceu quase 20%.
HDDs, que PC gamers quase não usam mais, ficaram 33,72% mais caros em média. Aqui, estamos falando de modelos voltados para o corporativo. Entre os listados, o Seagate Barracuda de 24 TB ficou 73,13% mais caro, liderando a lista.
Veja mais do CTUP:
- PCs, notebooks e smartphones já são totalmente afetados pela falta de RAM
- Crise dos chips atinge a Nintendo, derruba ações e ameaça preço do Switch 2
- SK hynix prevê escassez de memória RAM comum até 2028; foco agora muda para IA
Leia a matéria no Canaltech.

