
Resumo
- O Mercado Livre e a Casas Bahia firmaram parceria para vender produtos da varejista no marketplace a partir de novembro.
- O Mercado Livre será o principal marketplace para os produtos da Casas Bahia.
- A varejista manterá a gestão logística de itens grandes, como TVs e geladeiras.
O Mercado Livre e a Casas Bahia anunciaram nesta quinta-feira (23/10) uma parceria para integrar parte do catálogo da varejista à plataforma de e-commerce. A partir de novembro, produtos como eletrodomésticos, eletrônicos e móveis da Casas Bahia poderão ser comprados diretamente no site e no app do Mercado Livre.
Segundo os termos do acordo, o Mercado Livre se tornará o principal marketplace para a comercialização dos produtos do Grupo Casas Bahia. A varejista, porém, continuará responsável pela gestão da maior parte da logística de itens de grande porte, como TVs e geladeiras.
Movimento de expansão

A parceria comercial de longo prazo busca expandir os canais de venda da tradicional varejista, e une operações com modelos de negócios diferentes. O Mercado Livre atua principalmente como uma plataforma de marketplace para vendedores terceirizados, embora possua uma operação de venda direta. O Grupo Casas Bahia, por outro lado, é majoritariamente um varejista direto, vendendo seus próprios estoques.
Para o Grupo Casas Bahia, a aliança representa um movimento de expansão de canais de venda em um momento de ajustes internos. A varejista, com mais de 70 anos de atuação e mais de 1.000 lojas físicas no Brasil, iniciou em 2023 um processo de reestruturação operacional e de dívida.
“Essa aliança marca um novo capítulo no e-commerce brasileiro. Mais do que uma expansão de canal, é uma evolução no modelo de negócio do Grupo Casas Bahia”, afirmou o CEO do Grupo Casas Bahia, Renato Franklin, em comunicado.
Mercado Livre busca reforço em eletrodomésticos
Para o Mercado Livre, a parceria pode resolver uma lacuna estratégica em seu portfólio. Embora seja a empresa de maior valor de mercado da América Latina, sua plataforma tem encontrado dificuldades para replicar o domínio nos segmentos de eletrônicos e, principalmente, eletrodomésticos de grande porte.
“A chegada de uma marca histórica e com forte conexão com o consumidor brasileiro reafirma o nosso propósito de seguir desenvolvendo e fortalecendo o e-commerce no país”, destacou o vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes.

À Reuters, Yunes informou que a participação de mercado do Mercado Livre no Brasil em grandes eletrodomésticos, como fornos e geladeiras, é atualmente cerca de 1/4 da participação média que a plataforma detém em outras categorias.
“Vejo uma sinergia enorme nessa mudança”, afirmou o representante do Mercado Livre. “A Casas Bahia tem uma liderança e escala enormes em eletrodomésticos, eletrônicos e móveis.” As empresas não divulgaram os termos financeiros do acordo nem forneceram projeções de volume de vendas ou receita decorrentes da nova operação.
Vale lembrar que esse não é o primeiro acordo do tipo no mercado brasileiro. No ano passado, a Magazine Luiza fechou uma parceria com a plataforma chinesa AliExpress para a venda de produtos.
Mercado Livre fecha parceria com Casas Bahia para vendas online

