Mercado Livre XP começa com anúncio de robôs na operação e presença de Neymar

Tecnologia

Começou nesta quarta-feira (24) o Mercado Livre Experience 2025, maior evento da empresa e que é voltado para os vendedores do e-commerce, que acontece também nesta quinta (25) no Transamérica Expo em São Paulo (SP). 

O primeiro dia contou com o anúncio de novos robôs na operação logística do marketplace, com o cofrinho para contas do Mercado Pago que rende até 115% do CDI e com a presença de lendas do futebol. 

O evento começou com o líder do VP Sênior de Mercado Livre do Brasil Fernando Yunes e o head de Mercado Pago do Brasil André Chaves.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Yunes reforçou que o Mercado Livre Experience, já em sua 9ª edição, é uma forma de se conectar ainda mais com os vendedores, mostrar as ferramentas que a plataforma disponibiliza e garantir que estarão juntos para o fim do ano, que conta com datas importantes para o e-commerce como a Black Friday e o Natal.

Em seguida, os diretores apresentaram ao público dados do primeiro relatório de impacto do Mercado Livre. Segundo a pesquisa, as empresas juntas contam com 5,8 milhões de empreendedores de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) nas plataformas, e movimentaram cerca de R$ 381 bilhões no ecossistema em 2024, equivalente a 3,2% do PIB brasileiro.

E deste número de PMEs, 59% têm o Mercado Livre como sua principal fonte de renda. Além disso, este grupo gerou a contratação de mais de 110 mil pessoas no último ano.

Anúncios 

O grande anúncio da parte da manhã veio com o Mercado Pago. A partir desta quarta-feira, os usuários da conta de Negócios poderão deixar seu dinheiro nos “cofrinhos”. O rendimento será de 115% do CDI para até R$ 10 mil e de 100% do CDI até R$ 100 mil.

A novidade impacta diretamente os vendedores do marketplace, já que, segundo a empresa, de 3 a cada 5 pessoas que vendem na plataforma, o Mercado Pago é o principal meio de pagamento utilizado.

Já o outro anúncio, um pouco ofuscado pelo próximo horário que contaria com a presença de Ronaldo Fenômeno e Neymar Jr., veio nas falas do diretor de Marketing Maurício Landi e da vice-presidente de Marketplace Roberta Donato, ambos do Mercado Livre. 

Os executivos anunciaram que em breve os vendedores poderão subir produtos no marketplace no formato de kits. Ou seja, o cliente poderá comprar um caderno junto de canetas e marca-texto, em uma única compra. 

Robôs na operação

O anúncio voltado para a área de tecnologia aconteceu durante a coletiva de imprensa para jornalistas. O Mercado Livre colocou 125 robôs de separação em sua operação logística, que tem como objetivo carregar produtos para que sejam embalados.

Os robôs já estão em operação há alguns meses, e fizeram com que os funcionários dos galpões de armazenamento dessem 25% menos passos. Além disso, os robôs cobrem uma área de 670 m² e conseguem carregar até 105 mil itens por dia.

foto do robô do mercado livre
Os robôs de separação são produzidos por uma empresa indiana (Imagem: Reprodução/Mercado Livre)

O impacto é também positivo para o consumidor final. De acordo com os executivos do Mercado Livre, os robôs fazem com que aumente o período em que o cliente pode fazer um pedido que chegará no mesmo dia. 

“Em vez de você comprar até as 13 horas, você vai poder comprar até as 14 horas e esse pedido chegar no mesmo dia”, afirmou o diretor sênior de Operações Logísticas do Mercado Livre do Brasil, Luiz Vergueiro

Presenças ilustres

O grande momento do dia ficou com a presença dos craques do futebol nacional que mencionei acima. 

Numa conversa descontraída com Fernando Yunes, do Mercado Livre, o pentacampeão Ronaldo Fenômeno e o maior artilheiro da seleção brasileira Neymar Jr., falaram sobre suas carreiras, histórias já conhecidas e sobre desafios. 

Ronaldo puxou grande parte das respostas, já mais acostumado a falar com plateias e com o ambiente de negócios. Neymar estava um pouco mais tímido, chegou a dizer que falar para uma plateia daquele tamanho era até mais complicado que jogar num estádio lotado (que deve ter em torno de 10 vezes mais pessoas).

neymar e ronaldo
Da esquerda para direita, Fernando Yunes do Mercado Livre, Ronaldo Fenômeno e Neymar Jr. (Imagem: Fotografia/Marcelo Salvatico/Canaltech)

Complementando os nomes ilustres, o empresário e membro da bancada de investidores do SharkTank Brasil, Caito Maia, contou sobre como foi construir uma marca de sucesso. No caso, a Chilli Beans, da qual é fundador.

O empreendedor e autor Rick Chesther também esteve no palco principal. Ele, que foi vendedor de água nas areias de Copacabana e já palestrou em Harvard, falou sobre histórias de superação e de transformação de vida. 

Veja também:

VÍDEO: Android 16, VALE A PENA atualizar seu celular?

Leia a matéria no Canaltech.