
Resumo
- Mercado Pago introduziu score de crédito de 0 a 1.000 pontos no aplicativo, atualizado a cada 24 horas;
- Recurso está disponível para todos os clientes ativos no Brasil, mas inicialmente apenas para pessoas físicas;
- Pontuação ajuda na obtenção de melhores condições de crédito e não é compartilhada com outras empresas ou birôs de crédito.
Tem recurso novo no Mercado Pago: o app do braço financeiro do Mercado Livre agora exibe o score de crédito de cada cliente, seguindo uma pontuação de 0 a 1.000. Quanto mais próximo esse número estiver do limite superior, mais chances o usuário tem de obter empréstimos ou limites de crédito elevados, bem como taxas de juros menores.
O score do Mercado Pago é calculado com base em uma série de critérios, incluindo análises do histórico de transações do usuário dentro da plataforma, dados vindos de outras instituições financeiras compartilhados via Open Finance, e informações advindas do Sistema de Informações de Crédito (SCR) ou de birôs (ou bureaus) de crédito (como o Serasa ou SPC Brasil).
Isso significa que clientes que mantêm suas contas em dia ou não mantêm um volume alto de dívidas, por exemplo, têm mais chances de obter uma pontuação alta.
O Mercado Pago atualiza o score a cada 24 horas e, na página em que detalha essa avaliação, dá orientações que podem contribuir para o aumento de pontos. Informar renda ou pagar contas eventualmente atrasadas podem aparecer entre essas orientações.
O score do Mercado Pago está disponível a todos os clientes?
O Mercado Pago informou ao Tecnoblog que todos os seus clientes no Brasil têm acesso ao score de crédito. Essa informação aparece na tela inicial do aplicativo do serviço, bastando rolar a tela para visualizá-la.
Não estamos falando de uma base de usuários pequena. Dados do Banco Central que consideram o terceiro trimestre de 2025 apontam que o Mercado Pago encerrou esse período com 66 milhões de clientes ativos no Brasil, entre pessoas físicas e jurídicas.
Nesta fase inicial, o score aparece apenas para clientes na categoria pessoa física. Mas, nos próximos meses, a novidade será expandida aos vendedores que usam as soluções do Mercado Pago.
Pelo menos até o momento, não é possível desativar a exibição do score de crédito. “O score aparece automaticamente na interface inicial do aplicativo como parte da experiência do usuário”, explicou a empresa ao Tecnoblog.
Repare, porém, que o score é exibido apenas para usuários do Mercado Pago. Quem é cliente do Mercado Livre, mas não usa os serviços do Mercado Pago não tem acesso a essa informação.

Para quem o score de crédito do Mercado Pago é importante?
Para quem já usa ou pretende usar os serviços de crédito do Mercado Pago, como financiamento de compras, empréstimos e cartão de crédito. Pontuações altas ajudam o usuário a obter limites maiores nesses produtos.
Ao entender melhor como funciona o score de crédito e receber recomendações personalizadas, o usuário se torna protagonista da própria evolução financeira.
Esse engajamento, aliado ao aprimoramento contínuo das nossas soluções, modelos e políticas de crédito, além de uma leitura cada vez mais qualificada do comportamento dentro do ecossistema, contribui para ampliar o acesso a crédito e viabilizar condições cada vez melhores
Ignácio Estivariz, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil
Como o foco do score faz parte das ferramentas ligadas aos serviços de crédito do próprio Mercado Pago, a companhia também explicou ao Tecnoblog que não compartilha essa informação com outras companhias ou bureaus de crédito.
Um detalhe curioso é que o Mercado Pago já tinha uma ferramenta de avaliação de crédito. Essa solução havia sido implementada há cerca de dois anos e sua análises resultavam na elaboração de perfis de crédito, que informavam que o cliente tinha score “baixo” ou “alto”, por exemplo, mas sem oferecer dados mais precisos.
A nova ferramenta é uma evolução desse sistema. Para gerar a pontuação de 0 a 1000, a novidade usa uma tecnologia proprietária, baseada em machine learning, que considera mais de 2 mil parâmetros.
Mercado Pago agora mostra score de crédito de até 1.000 pontos no app

