O uso de inteligência artificial (IA) nas companhias do Brasil ainda caminha a passos lentos, mas, vê um ambiente de transformação e oportunidade. O estudo “Panorama de IA nas empresas brasileiras”, primeiro levantamento do país a mapear o uso da tecnologia nas corporações.
O relatório encomendado pela TOTVS e feito pela h2h insights & trends traz dados inéditos sobre a maturidade e desafios da aplicação de IA no setor empresarial.
Segundo o levantamento realizado com empresas no último quadrimestre de 2024, metade das empresas ainda não usam IA de forma estruturada. Entre as que já adotaram a tecnologia, 58% estão em estágio inicial, 34% no intermediário e só 8% demonstram um grau avançado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Além disso, apenas 7% mostraram que conseguem mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) realizado com o uso da tecnologia.
Como as empresas usam IA
A pesquisa revela também quais são as principais aplicações de IA que as empresas brasileiras utilizam.
O principal uso da tecnologia está voltado para a IA generativa. 33% utilizam para a geração de conteúdo, e 29% para a criação de elementos visuais. Normalmente, tarefas que são estão ligadas ao escopo de trabalho das empresas.
Seguindo a lista, está o uso de IA como ferramenta de cibersegurança para detecção de comportamentos suspeitos, por 21%. Já os chatbots de atendimento estão em quarto na lista, com 20% das empresas utilizando.
Ou seja, a IA é utilizada de forma mais experimental e com atividades de menor impacto estratégico. Ainda há um grande potencial inexplorado no uso da tecnologia em tarefas que envolvam os processos e modelo de negócio da companhia.
Mas, o CDAIO da TOTVS, Cristiano Nobrega, ressalta que a IA generativa não é o único tipo de IA, apesar da recente popularização.
“Vale lembrar que este não é o único tipo de inteligência artificial. Pelo contrário, a IA é aplicada nas empresas há anos nos modelos preditivos e de machine learning. E é justamente por estar tão intrínseca a processos rotineiros, que ela pode por vezes passar desapercebida”, comenta Cristiano.
A pesquisa completa está disponível no site da TOTVS (conteudo.totvs.com).
Quais são os principais desafios?
Entre as os desafios identificados pelo estudo para a expansão da IA no ambiente corporativo, estão a falta de profissionais especializados, a incerteza sobre o retorno financeiro do investimento na tecnologia e a complexidade de integrar as soluções aos sistemas existentes.
Mas, vale ressaltar que o uso de IA não se limita apenas a IA generativa. Modelos preditivos e tecnologias de machine learning, por exemplo, são utilizados para auxiliar na tomada de decisão e automatização de processos há anos.
Potencial inexplorado
A expectativa para o futuro da IA no ambiente corporativo brasileiro é que a IA assuma um papel mais estratégico nas empresas, ainda mais com o avanço de soluções como agentes de IA e ferramentas integradas aos sistemas de gestão.
“Os Agentes de IA proporcionarão um aumento das capacidades humanas sem precedentes, representando um verdadeiro salto tecnológico na forma como as empresas poderão ser produtivas em nossas atividades profissionais e até pessoais”, complementa Nobrega.
Leia a matéria no Canaltech.