
Resumo
- Microsoft encerrará suporte ao OneNote para Windows 10 em outubro de 2025;
- Usuários deverão migrar para a versão atual do aplicativo, focada no Windows 11, mas compatível com o Windows 10;
- Versão web do OneNote seguirá ativa como opção.
A Microsoft confirmou que encerrará o suporte ao OneNote para Windows 10 (ou “OneNote for Windows 10”). Mas isso não significa que os usuários da ferramenta ficarão desamparados: a intenção da companhia é fazer esse público migrar para a versão atual do OneNote, focada no Windows 11.
O suporte ao OneNote para Windows 10 terminará em 14 de outubro de 2025, informa a Microsoft. Depois dessa data, a ferramenta funcionará somente em modo leitura, ou seja, permitirá que o usuário visualize as suas notas, mas não que faça edições ou sincronizações.
Esse já era um movimento esperado. Em junho deste ano, a Microsoft tornou mais lenta a sincronização de dados no OneNote para Windows 10 de modo intencional, justamente para incentivar os usuários dessa versão a migrarem para o OneNote mais atual.
Repare que o OneNote para Windows 10 vai ser descontinuado na mesma data em que o próprio Windows 10 terá seu ciclo de suporte encerrado. Porém, os usuários que continuarem usando essa versão do sistema operacional poderão executar o OneNote atual, apesar de essa ferramenta ser focada no Windows 11.

Por que o OneNote para Windows 10 vai ser descontinuado?
Porque a Microsoft está tentando “pôr ordem na bagunça”. O OneNote para Windows 10 foi desenvolvido com foco nessa versão do sistema, como o próprio nome deixa claro. Mas, com a chegada do Windows 11, a companhia criou uma versão do OneNote com uma interface mais moderna e que, atualmente, funciona até com o Copilot.
Depois disso, o OneNote para Windows 10 foi mantido como um software legado. Essa foi a maneira que a Microsoft encontrou de continuar atendendo aos usuários dessa versão, apesar da dualidade causar confusão.

Presume-se que, com o fim do suporte ao Windows 10, a Microsoft entenda que não vale mais a pena manter a versão antiga do aplicativo do OneNote.
Nesta página de ajuda, a Microsoft recomenda que os usuários corporativos do OneNote para Windows 10 migrem para a versão atual da ferramenta, que pode ser baixada via Microsoft Store. Essa orientação também é válida para usuários domésticos.
A versão web do OneNote continua funcionando, vale destacar.