
Resumo
-
Microsoft encerrará integração do Copilot ao WhatsApp devido a mudanças nas regras da plataforma;
-
Meta decidiu restringir, no serviço de mensagens, uso de chatbots de IA de empresas com modelos próprios;
-
OpenAI confirmou medida semelhante para o ChatGPT.
Há pouco mais de um ano, a Microsoft anunciava a chegada do Copilot ao WhatsApp. Mas essa integração não vai durar muito mais tempo: a companhia revelou que irá remover o seu chatbot de inteligência artificial do serviço de mensagens instantâneas após 15 de janeiro de 2026.
Para acessar o Microsoft Copilot, era preciso apenas ler, com a câmera do celular, um QR Code presente em uma página da Microsoft. Essa página já foi removida pela companhia, mas ainda é possível experimentar o Copilot no WhatsApp adicionando o número 1 (877) 224-1042 como contato.
A partir daí, você pode fazer perguntas ao Copilot por texto ou voz, bem como pedir para o chatbot realizar tarefas específicas, como revisar um texto ou gerar uma imagem. No fim das contas, o chatbot de IA da Microsoft acaba funcionando como uma alternativa à Meta AI, recurso de inteligência artificial nativo do WhatsApp.
Porém, como já ficou claro, a integração entre as duas ferramentas deixará de existir após 15 de janeiro do próximo ano. A Microsoft explica que o usuário que quiser continuar usando o Copilot em seu celular deverá recorrer ao aplicativo oficial da ferramenta para iOS ou Android, ou à sua versão web.

Por que o Copilot vai ser removido do WhatsApp?
A própria Microsoft afirma que “o WhatsApp atualizou as suas políticas de plataforma e, como consequência, o Copilot não estará mais disponível no WhatsApp após 15 de janeiro de 2026”.
Ainda que vaga, a explicação da Microsoft deixa claro que essa é uma decisão que vem da Meta. No fim de outubro, a companhia alterou as suas políticas para empresas de modo a proibir que organizações que contam com modelos próprios de IA integrem seus chatbots ao WhatsApp.
Não por acaso, a OpenAI anunciou uma medida similar à da Microsoft relacionada ao ChatGPT:
Infelizmente, devido a uma alteração na política e nos termos do WhatsApp, o ChatGPT não estará mais disponível no aplicativo após 15 de janeiro de 2026. (…) Você pode retomar suas conversas no ChatGPT, disponível para iOS, Android, web e ChatGPT Atlas no macOS.
É importante esclarecer que as mudanças impostas pela Meta não impedirão empresas de usarem recursos de IA para oferecer atendimento a clientes, por exemplo. A nova política afeta somente provedores e desenvolvedores de tecnologias de inteligência artificial.
Isso porque esses serviços podem sobrecarregar o WhatsApp e exigiriam um tipo de suporte que a plataforma não estará preparada para oferecer, explicou a Meta ao TechCrunch.

