Um novo rumor, divulgado nesta terça-feira (14), indica que a Microsoft teria delegado completamente o design da arquitetura de seu próximo console, o Xbox Magnus, para a AMD.
De acordo com vídeo publicado pelo canal Moore’s Law is Dead, fontes apontam que a Microsoft não está trabalhando no seu próximo console de mesa.
Eles afirmam que a companhia apenas cria as demandas, enquanto espera que os talentos da AMD desenvolvam as tecnologias que estarão no Xbox Magnus.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No YouTube, estas fontes também criticam o time de engenharia da Microsoft, que abriu mão do projeto por alguma razão não revelada.
A Microsoft desistiu do Xbox?
O rumor alimenta uma especulação que cresce há meses: a Microsoft estaria se afastando do mercado de hardware? A companhia, até algum tempo atrás, desenvolvia um console portátil e abandonou o projeto. O projeto foi delegado para a ASUS, que traz o ROG Xbox Ally neste mês de outubro.
Ou seja, há um precedente. Rumores recentes apontam a saída da Microsoft do mercado de consoles, enquanto outros apontam que eles permitirão que outros grupos produzam o Xbox Magnus através de suas especificações.
Sua equipe desmentiu a informação na época, com o comunicado de que trabalhava em “consoles e dispositivos da própria marca, projetados, desenvolvidos e construídos pelo Xbox”.

No entanto, a confiança do público na comunicação da empresa foi abalada recentemente, como no caso do aumento expressivo nos preços do Xbox Game Pass — que, no Brasil, chegou a 100% no plano Ultimate.
Diferenças entre Xbox Magnus e PlayStation 6
Enquanto o rumor é de que o Xbox Magnus é produzido pelas mãos da AMD, a Sony atua de forma diferente com o PlayStation 6.
Em um vídeo publicado recentemente, a companhia coloca Mark Cerny — que trabalha na arquitetura de seus videogames desde o PS2 — ao lado dos engenheiros da AMD para falar sobre o Project Amethyst.
Na produção, é possível ver que as duas companhias trabalham juntas no desenvolvimento do novo PlayStation. Além disso, já prometem um grande salto tecnológico que será o motor da próxima geração.
De acordo com a Sony, o PS6 contará com inteligência artificial, recursos de upscaling como o PSSR e FSR 4 e diversos benefícios que virão desta parceria.
Se o rumor se confirmar, a próxima geração de consoles pode ter duas filosofias de hardware distintas: de um lado, um PlayStation 6 com uma arquitetura customizada e colaborativa; do outro, um Xbox que funciona essencialmente como um PC otimizado pela AMD.
As implicações disso para o futuro da marca e para a própria definição de “console” seriam imensas e mudaria o jogo para toda a indústria gaming.
Leia também no Canaltech:
- Ainda vale a pena assinar o Xbox Game Pass no Brasil?
- 8 erros que a Microsoft não pode cometer no Xbox Magnus
- Microsoft nega, mas fotos mostram o “fim” do Xbox nas lojas; entenda a crise
Leia a matéria no Canaltech.