Microsoft lança IA geradora de imagens para concorrer com o Google Gemini

Tecnologia

A Microsoft revelou na última segunda-feira (13) o modelo MAI-Image-1, voltado para gerar imagens realistas. A novidade foca em trazer resultados rápidos e precisos, com destaques no controle da iluminação e das paisagens criadas.

Por enquanto, o modelo pode ser usado apenas na plataforma LMArena — o site permite comparar diferentes IAs para a mesma tarefa e cria um ranking com as melhores opções. A novidade estreou entre as 10 melhores notas entre os conversores de texto para imagens, com nota similar ao modelo usado pelo ChatGPT.

O objetivo da Gigante de Redmond é futuramente inserir o MAI-Image-1 no assistente Copilot e no Criador de Imagens do Bing — atualmente, ambas as plataformas usam a solução da OpenAI para criações.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O grande nome do segmento ainda é o Nano Banana, criado pelo Google. O modelo foi incorporado ao Gemini e permite fazer edições rápidas sem perder os traços originais das pessoas nas fotos, o que impulsionou uma série de trends com IA nas redes sociais.

Exemplos de imagens geradas pelo modelo MAI-Image-1, da Microsoft (Imagem: Divulgação/Microsoft)

MS começa a ter soluções independentes em IA

Vale destacar que a Big Tech começou a divulgar modelos próprios nos últimos meses, todos feitos pela divisão interna Microsoft AI. Em agosto, a empresa lançou as opções MAI-Voice-1 AI, para conversas por voz, e o MAI-1-preview, para conversas em texto.

A chegada de um gerador de imagens amplia o portfólio da empresa, ainda que esteja atrás na corrida dos LLMs em comparação com Google, OpenAI e xAI, que já estão no mercado há mais tempo e com mais gerações de modelos.  

Além disso, pode garantir maior independência nos próprios produtos da MS: há um acordo com a OpenAI para priorizar as soluções da criadora do ChatGPT, mas aos poucos a companhia abre mais possibilidades, como a inclusão da IA Claude no Copilot.

Leia também:

VÍDEO: Matar o Windows Phone foi um ERRO da Microsoft (e o que Apple e Snapdragon tem a ver com isso)

Leia a matéria no Canaltech.