
Resumo
-
Microsoft liberou código-fonte do Basic 1.1 para o processador 6502 no GitHub;
-
O Basic foi o primeiro produto oficial da Microsoft, criado em 1975, e adaptado para o chip 6502, usado em máquinas como o Apple II e o Atari 2600;
-
O código-fonte foi liberado em licença MIT, que permite uso irrestrito e gratuito.
De tempos em tempos, a Microsoft libera o código-fonte de algum projeto de software antigo. Isso acaba de acontecer com a versão da linguagem de programação Basic criada pela companhia em 1976 para o clássico processador 6502.
O Basic completou 60 anos de existência em 2024. Trata-se de uma linguagem cuja dinâmica original consiste em interpretar código linha por linha, com cada uma delas sendo identificada com números de 10 em 10.
Assim, para executar uma instrução presente na segunda linha, por exemplo, bastava utilizar o comando GOTO seguindo do número correspondente (neste caso, GOTO 20).
Na Microsoft, o Basic foi implementado originalmente como um interpretador para computadores baseados no também clássico chip Intel 8080. Esse trabalho foi feito por Bill Gates e Paul Allen, em 1975, o que fez do Basic o primeiro produto oficial da companhia.
Com o passar do tempo, o projeto foi adaptado para outros processadores, sendo um deles o MOS Technology 6502, mais conhecido apenas como “6502”.
A CPU 6502 comandou equipamentos como o Apple II, o Atari 2600, o Nintendo Entertainment System (no Brasil, “Nintendinho”), o BBC Micro e, com destaque, os computadores da série Commodore de 8 bits, só para você ter ideia de sua importância.
A Microsoft explica que a portabilidade do Basic para o 6502 foi executada novamente por Bill Gates, desta vez em parceria com Ric Weiland, desenvolvedor que tornou-se o segundo funcionário da empresa.
O trabalho foi concluído em 1976. No ano seguinte, a Commodore licenciou essa implementação do Basic por US$ 25.000 (uma fortuna para a época) e a colocou nos computadores PET, VIC-20 e Commodore 64.

Como é o código-fonte do Basic que a Microsoft liberou?
A Microsoft liberou o Basic 1.1 para 6502, versão que, segundo a própria companhia, “contém correções para o coletor de lixo identificado pela Commodore”.
Essa versão ficou conhecida como Basic V2 por muitos usuários e foi implementada por Bill Gates em parceria com John Feagans, engenheiro da Commodore.
O código-fonte do Basic para 6502 está disponível no GitHub sob uma licença MIT que permite seu uso irrestrito e gratuito por qualquer pessoa ou organização. Ao todo, são 6.955 linhas de código em Assembly (linguagem de baixo nível).
Microsoft libera código-fonte do Basic para o clássico chip 6502