Microsoft nega, mas fotos mostram o “fim” do Xbox nas lojas; entenda a crise

Tecnologia

Após sumir das lojas do Brasil e da Europa, o Xbox deixará de ser visto em lojas como Walmart e Target nos Estados Unidos. Relatos divulgados no domingo (12) apontam que ambas se preparam para remover os jogos e consoles da Microsoft das prateleiras.

Em uma publicação no reddit, um suposto funcionário da Target compartilhou a informação de que a rede varejista não vai mais vender produtos da marca. Um suposto membro da equipe da Walmart respondeu e afirma que eles também devem seguir esta tendência.

Além disso, o público reclama que está com dificuldade de encontrar o Xbox nas lojas dos Estados Unidos. A Microsoft já afirmou que seus produtos “não vão morrer”, mas a situação aumenta a preocupação da comunidade, que teme que a promessa de continuar no mercado de hardware não seja cumprida.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Uma foto da Target foi compartilhada, mostrando a estante da marca desmontada. Segundo o usuário “CodeE1985”, ele conversou com o gerente de eletrônicos e este afirmou que todos os jogos Xbox, consoles e acessórios “logo vão desaparecer”.

My local Target is getting rid of their Xbox section
byu/CodeE1985 inxbox

Ainda que nenhuma das lojas tenha se pronunciado oficialmente, elas não foram as únicas a se movimentar com as atuais mudanças da Microsoft. A Costco já confirmou que não venderá jogos e consoles Xbox nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Os rumores são que a companhia vai reduzir a distribuição de seus produtos nas regiões, porém isso mais parece uma operação global do que uma reformulação de sua estratégia de vendas. 

Controvérsia do Xbox nos EUA

Enquanto os relatos do público e de funcionários das lojas apontam que o Xbox e seus jogos não estarão mais disponíveis, as próprias redes e profissionais da área indicam o contrário.

O youtuber Destin Legarie afirma que ligou para Walmart e Target e a resposta é de que não vão descontinuar as vendas de nenhum produto. No entanto, a segunda apontou que não recebe nada da Microsoft há algum tempo e a próxima remessa do console chegará no dia 19 de outubro com apenas um videogame.

Apesar de todos os indícios, a Microsoft emitiu um comunicado ao Windows Central, negando qualquer movimento para retirar seus jogos ou consoles das lojas. Segundo a companhia, “a Target e Walmart, entre outros lojistas, continuam sendo parceiros comprometidos para consoles Xbox, acessórios e games”.

Qual é o problema com o Xbox?

Nos últimos meses, o Xbox passou por diversos desafios e segue com uma estratégia confusa para atender o público. Primeiro, eles lançaram seus jogos exclusivos no PlayStation e Nintendo — o que ampliou sua base, mas gerou temor de que iam descontinuar o videogame (como a SEGA nos anos 2000).

Este medo foi intensificado pela campanha “Isto é um Xbox”, que mostra que ninguém precisa de fato do console de mesa. A partir disso, foi ladeira abaixo. 

Eles tinham um portátil em produção que foi descontinuado, com outro vindo ao público através da parceria com a ASUS. Isto levou muitos a especularem que a empresa passaria a delegar a produção de consoles e outros produtos para companhias terceirizadas via acordos comerciais.

Porém, a Microsoft negou. Depois disso, a assinatura do Xbox Game Pass sofreu um aumento expressivo (no Brasil foi de 100%) e gerou diversos cancelamentos. Isso sem falar nas recentes demissões e na forma que eles vêm lidando com todos estes “incêndios”.

Imagem do Xbox Game Pass
O Xbox Game Pass teve aumento em todo o planeta (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Muitos analistas apontam que este pode ser “o fim”, não por desistência da companhia de manter o videogame, mas sim pela marca não ter mais a confiança do público-geral. Com o sumiço do videogame de lojas do Brasil, Europa e Estados Unidos, outro passo é dado nesta direção. 

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.