Microsoft promete melhorar Windows 11 para jogos em 2026

Tecnologia
Resumo
  • Microsoft ampliará tecnologias que melhoram experiência com jogos no Windows 11 a partir de 2026;

  • Com isso, recursos como ASD, FSE e Auto Super Resolution devem chegar a mais computadores;

  • Estratégia pode evitar avanço de plataformas concorrentes, como SteamOS.

A Microsoft não quer que usuários deixem de usar seus sistemas operacionais para jogar em PCs. É por isso que a companhia revelou que o Windows 11 será ainda mais otimizado para games a partir de 2026. Se a promessa for cumprida, a companhia dará sequência a um trabalho que ganhou força em 2025.

Nos últimos meses, vimos o segmento de PCs portáteis para jogos ganhar muito espaço no mercado. Alguns desses modelos têm o SteamOS como sistema operacional, que consiste em um projeto baseado na distribuição Arch Linux, mas que oferece interface e recursos específicos para games.

Sentindo a aproximação de uma ameaça, a Microsoft agiu para evitar que o Windows 11 perdesse espaço significativo para o SteamOS ou, eventualmente, para outras plataformas focadas em jogos.

Uma das ações da Microsoft consistiu em se aproximar de fabricantes de PCs para jogos, com a Asus aparecendo como o exemplo mais notável. Isso levou ao aprimoramento da linha de portáteis ROG Xbox Ally, que trouxe recursos até então inéditos para o ecossistema, como o Advanced Shader Delivery (ASD) e o Xbox Full Screen Experience (Xbox FSE).

Como a Microsoft pretende melhorar o Windows 11 para jogos?

O ASD é uma tecnologia da Microsoft que pré-compila shaders (elementos que geram efeitos de iluminação, textura e afins) nas nuvens para otimizar a execução ou a inicialização de jogos, pois essa abordagem diminui a necessidade de esses elementos serem tratados em tempo real pela placa de vídeo.

Já a tecnologia Xbox FSE faz o Windows 11 executar jogos a partir de uma interface otimizada visual e estruturalmente para games, de modo que o usuário não seja distraído por outros recursos do computador ou que estes prejudiquem a experiência de jogar.

Pois bem, a Microsoft deu a entender que pretende expandir essas tecnologias para mais PCs com Windows 11 a partir de 2026. A ideia é a de que esses recursos não se limitem a PCs portáteis, mas atendam também a desktops, notebooks 2 em 1 e afins.

Nesse sentido, a companhia também pretende expandir outros recursos que podem aprimorar a experiência com jogos, a exemplo da tecnologia Auto Super Resolution, que melhora o detalhamento das imagens e foi introduzida em PCs Copilot+ com chips Snapdragon X. A intenção é levar o recurso a mais computadores em 2026, incluindo os modelos ROG Xbox Ally (com chip AMD).

Estamos comprometidos em tornar o Windows o melhor lugar para jogar e continuaremos aprimorando os comportamentos do sistema que são mais importantes para games: gerenciamento de carga de trabalho em segundo plano, melhorias de energia e agendamento, otimizações da pilha gráfica e drivers atualizados.

Ian LeGrow, executivo da Microsoft para sistemas operacionais

Microsoft promete melhorar Windows 11 para jogos em 2026