
Resumo
- Microsoft promete melhorar desempenho do Teams no Windows em 2026, reconhecendo problemas de lentidão;
- Empresa planeja implementar um processo secundário para otimizar o uso de recursos e melhorar a experiência de reuniões;
- Implementação do novo processo começará em janeiro de 2026, com conclusão prevista para fevereiro.
O Microsoft Teams é lento em seu computador? Saiba que não é só você que tem esse problema. Recentemente, a Microsoft reconheceu que a ferramenta tem gargalos importantes e prometeu melhorar o desempenho da versão para Windows já no começo de 2026.
Queixas sobre o desempenho do Microsoft Teams existem há bastante tempo, mas ficaram um pouco mais frequentes depois que o Skype foi descontinuado. Não são raros os casos de pessoas que recorreram ao Teams como alternativa ao Skype e estranharam a ferramenta, seja por causa de sua dinâmica de uso diferente, seja pela percepção de lentidão.
Até o momento, não há nada indicando que a interface ou funcionalidades do Teams irão mudar no curto prazo. Mas, ao Windows Latest, a Microsoft confirmou que está trabalhando em uma abordagem capaz de melhorar o desempenho da ferramenta como um todo.
Para tanto, a companhia está testando a execução de um processo secundário, de nome ms-teams_modulehost.exe, que rodará de modo simultâneo ao executável ms-teams.exe, que consiste no módulo principal do Microsoft Teams.
Basicamente, o ms-teams_modulehost.exe ficará responsável por executar as operações de chamadas ao sistema da ferramenta. Enquanto isso, o ms-teams.exe continuará responsável por atividades ligadas a mensagens, interface e afins. “Essa alteração otimiza o uso de recursos e aprimora a experiência de reuniões”, afirma a empresa.
Em linhas gerais, os usuários poderão esperar que tanto o desempenho geral quanto o tempo de inicialização do Microsoft Teams fiquem mais rápidos. Isso porque o processo adicional deverá otimizar o consumo de memória RAM pela ferramenta, que é justamente o seu maior problema.

Quando a mudança no Microsoft Teams será implementada?
A Microsoft pretende implementar o novo processo secundário do Teams a partir de janeiro de 2026 para todos os usuários da ferramenta em sistemas operacionais Windows.
Contudo, a migração completa para a nova abordagem só deverá ser concluída em fevereiro do próximo ano. Fiquemos de olho.
Microsoft promete tornar Teams mais rápido no Windows em 2026

