Microsoft quer simplificar menus de contexto de apps do Windows 11

Tecnologia
Resumo
  • A Microsoft está desenvolvendo o controle SplitMenuFlyoutItem no WinUI 3 para simplificar menus de contexto de apps do Windows 11, agrupando itens padrão e secundários.
  • A mudança permitirá que desenvolvedores personalizem menus, reduzindo opções desnecessárias.
  • A adoção na interface gráfica do Windows 11 não tem data definida.

A Microsoft está trabalhando para que os menus de contexto de apps do Windows 11 não fiquem com uma lista tão longa de itens — uma reclamação antiga dos usuários do sistema operacional. Desenvolvedores poderão agrupar e personalizar opções, dependendo da situação.

A novidade foi apresentada pela Microsoft em uma chamada de vídeo das equipes WinUI e Windows App SDK, voltada a desenvolvedores de programas do Windows que usam essas ferramentas. E caso você não saiba, menu de contexto é aquele que aparece quando você clica com o botão direito do mouse.

Segundo a empresa, o problema está no controle MenuFlyoutItem do SDK: ele não permite separar ações, o que leva os menus de contexto a ficarem cada vez mais longos. Além disso, a lista de opções não pode ser adaptada, fazendo com que os usuários vejam itens desnecessários.

A solução proposta é um novo controle, chamado SplitMenuFlyoutItem. Com ele, será possível agrupar itens padrão, que ficarão acessíveis no menu principal, e itens secundários, que passarão a aparecer ao lado, como opções extras de uma ação.

Como serão os novos menus de contexto?

No exemplo dado pela Microsoft, um menu de 15 itens é reduzido a nove. Opções padrão continuam na lista, enquanto ações mais específicas são “rebaixadas” a menus secundários.

Os itens padrão “Abrir com Fotos”, “Editar com Fotos”, “Compartilhar com telefone” e “Copiar” passam a ter uma seta à direita, que esconde ações mais detalhadas.

No submenu ao lado de “Abrir com Fotos”, há as opções mais específicas, que podem não ser tão relevantes para o usuário: “Paint”, “Paint3D”, “Ferramenta de Captura”, “Pesquisar na Microsoft Store” e “Escolher outro app”. Elas aparecem assim que o cursor do mouse para sobre a ação padrão.

As opções padrão e opções secundárias poderão variar de acordo com o contexto, como o tipo de arquivo selecionado, por exemplo.

Quando os novos menus chegam?

Por enquanto, a nova solução não está disponível para usuários comuns, nem mesmo para testes.

A Microsoft detalhou a API no repositório do WinUI no GitHub, permitindo que os desenvolvedores façam experimentos com os novos parâmetros. Mesmo assim, não há previsão de lançamento oficial, e quando isso ocorrer, os devs independentes precisarão implementar o novo código em seus produtos, o que deve demorar ainda mais.

Outra questão diz respeito ao que a própria Microsoft vai fazer. Como a novidade foi apresentada no SDK voltado a desenvolvedores independentes, não se sabe quando ela será adotada para a interface gráfica do Windows 11 em si, em itens como área de trabalho, barra de tarefas e menu Iniciar.

Com informações do Windows Latest

Microsoft quer simplificar menus de contexto de apps do Windows 11