Microsoft Teams começa a checar se links enviados são maliciosos

Tecnologia

A Microsoft já está testando o monitoramento de links no Teams em atualização opcional da plataforma de comunicação empresarial, alertando tanto usuários que enviam endereços quanto os que recebem. Segundo a empresa, a tecnologia é capaz de detectar spam, phishing e malwares, e chegará a todos os usuários em novembro.

A gigante da tecnologia revelou os planos em roadmaps de agosto deste ano, chamando a iniciativa de “Proteção contra URLs Maliciosas para Chat e Canais do Teams”. A atualização está disponível como preview público nos apps para desktop, Android e iOS, bem como na versão de navegador do serviço.

Como ativar a checagem de URLs

Segundo a Microsoft, a novidade irá alertar o remetente da mensagem caso ele compartilhe uma URL suspeita, podendo incluir alertas genéricos de spam ou detalhes sobre quão malicioso é o link. Com isso, também serão inclusas opções de editar ou deletar a mensagem. Para quem recebe o link, será exibida uma mensagem clara sobre conteúdo suspeito antes de poderem clicar.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Localização da ferramenta nas configurações de mensagens do Teams, em inglês (Imagem: Microsoft/Divulgação)
Localização da ferramenta nas configurações de mensagens do Teams, em inglês (Imagem: Microsoft/Divulgação)

A tecnologia irá escanear as URLs e bater suas informações com as bases de dados de inteligência contra ameaças da Microsoft, funcionando tanto para mensagens internas quanto externas. Para ativar a função, vá até o Centro de Administração do aplicativo e, nas configurações de mensagem, selecione a opção “Escanear mensagens por links inseguros”.

Isso vale enquanto a funcionalidade estiver em preview público no Teams, já que, uma vez lançada, ficará ativada por padrão. Administradores podem desativar a opção no Centro de Administração ou usando PowerShell.

Veja mais:

VÍDEO | COMO AGENDAR REUNIÕES PELO WHATSAPP! Dicas Canaltech

Leia a matéria no Canaltech.