Microsoft Teams vai adicionar alerta para falsificação de identidade em chamadas

Tecnologia

A Microsoft anunciou que vai adicionar um recurso de proteção contra fraudes às chamadas do Teams. O objetivo é alertar os usuários a respeito de possíveis chamadas externas que podem usar engenharia social para roubar dados.

A ferramenta foi batizada de “Brand Impersonation Protection” (“Proteção contra falsificação de marca”, em tradução livre) e começará a ser implementada na plataforma a partir de fevereiro em um canal de distribuição previamente selecionado.

Em nota, a Microsoft afirmou que o recurso “adiciona salvaguardas proativas contra chamadas externas fraudulentas ou enganosas de pessoas que tentam se passar por organizações confiáveis”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como a ferramenta de bloqueio funciona

Em linhas gerais, o Brand Impersonation Protection faz uma verificação de chamadas VoIP que chegam por meio de contatos externos feitos pela primeira vez. O intuito é identificar possíveis chamadas suspeitas realizadas por criminosos, avisando os usuários acerca da potencialidade do risco antes mesmo da ligação ser atendida.

Recurso da Microsoft vai alertar para chamadas suspeitas no Teams (Imagem: Divulgação/Microsoft).

Outro ponto importante da nova ferramenta é que, mesmo que a pessoa aceite a chamada sinalizada como perigosa, os avisos persistem durante a conversa, caso os sinais de que aquilo realmente seja uma fraude continuem.

Detalhes aprofundados sobre o recurso ainda não foram revelados pela Microsoft, mas a empresa ressalta que ele será ativado automaticamente uma vez que sua implementação oficial começar.

Com a medida, espera-se que ataques de engenharia social sejam bloqueados antes de chegarem à vítima em potencial. Considerando que o Teams é altamente usado por empresas para comunicação corporativa, o Brand Impersonation Protection vem para aprimorar a segurança de informações confidenciais que poderiam causar prejuízos graves para as companhias, principalmente diante de fraudes bancárias.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.