
Resumo
- Microsoft testa salvamento automático por padrão de documentos do Word no OneDrive ou outro serviço nas nuvens;
- O recurso permite que documentos sejam recuperados de qualquer dispositivo, e pode ser desativado, se desejado;
- Microsoft também planeja testar o salvamento automático por padrão no Excel e PowerPoint.
Se você assina o Microsoft 365 e usa o Word regularmente, provavelmente sabe que o editor de textos permite salvar documentos em sua conta no OneDrive. Esse recurso precisa ser configurado pelo usuário, mas isso deve mudar em breve: a Microsoft está testando uma opção de salvamento automático por padrão nas nuvens.
A ideia é que, ao criar ou editar arquivos no Word, você não precise salvar as alterações regularmente, muito menos tenha que se preocupar com o local em que os documentos são guardados.
Com o salvamento automático, o documento é recuperado a partir do OneDrive em qualquer computador ou dispositivo móvel (o Word tem versões para Android e iPhone) em que você acessar o editor de textos.
O salvamento de documentos no OneDrive já existe, mas deve ser ativado pelo usuário, como já informado. No teste que a Microsoft está fazendo, o salvamento automático nas nuvens é um recurso padrão.
Nessa abordagem, o Word nomeia o arquivo com a palavra “Documento” (“Document”) seguido da data de sua criação. Contudo, o nome do arquivo poderá ser alterado conforme necessário.
Também será possível definir uma ou mais pastas dentro do OneDrive onde os arquivos serão salvos. Tem mais: além do OneDrive, o salvamento automático poderá funcionar com outros serviços nas nuvens compatíveis com o Microsoft 365, como o SharePoint.
Mas, sim, quem não quiser que seus arquivos sejam salvos automaticamente nas nuvens poderá desativar essa opção.

Quando o salvamento automático por padrão chega ao Word?
A Microsoft explica que, no momento, o recurso está disponível para participantes do programa de testes Microsoft 365 Insider. Para ter acesso à novidade, esses usuários devem atualizar o Word para a versão 2509 (compilação 19221.20000).
A Microsoft não informou quando e se, de fato, o salvamento automático nas nuvens se tornará padrão na versão final do Word. Mas, se o feedback sobre o recurso for majoritariamente positivo, é possível que a liberação geral ocorra ainda em 2025.
Também para este ano, a companhia pretende testar o salvamento automático por padrão no Excel e no PowerPoint para Windows.
Microsoft Word vai salvar documentos automaticamente no OneDrive