Missão lunar da NASA enfrenta problemas após lançamento

Tecnologia

Parece que a missão Lunar Trailblazer, da NASA, está com problemas. Segundo um comunicado da agência espacial publicado na quinta (27), os controladores da missão receberam dados de telemetria que indicam problemas na energia do sistema da espaçonave, e perderam contato com ela durante a manhã daquele dia. 

A Lunar Trailblazer foi lançada na quarta (26) com um foguete Falcon 9, da SpaceX, acompanhando o lander da missão IM-2. Tudo pareceu correr bem no início: a sonda foi ativada e começou a transmitir dados após o lançamento, mas os controladores logo identificaram os problemas de energia. Eles perderam o contato com a espaçonave 12 horas após o lançamento.

Representação da sonda Lunar Trailblazer 

Desde então, os operadores da missão na Caltech e no Laboratório de Propulsão a Jato seguem tentando restabelecer o contato. Eles ainda estão trabalhando com as estações da NASA em solo para retomar a telemetria e enviando comandos para entender as falhas relacionadas à energia, além de tentar desenvolver possíveis soluções. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A sonda Lunar Trailbazer foi construída pela Lockheed Martin e leva dois instrumentos sofisticados em seu interior para procurarágua em nosso satélite natural. Um deles é o Lunar Thermal Mapper (LTM), criado para mapear a temperatura de superfície da Lua no infravermelho. 

O outro é o HVM3, criado pelo Laboratório de Propulsão a Jato. A ideia é que o dispositivo colete medições de como a luz solar é refletida pela superfície lunar para ajudar os cientistas a encontrarem vestígios de água por lá, recurso de grande importância para as futuras missões espaciais tripuladas em nosso satélite natural.  

Leia também:

Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço

Leia a matéria no Canaltech.