A novela envolvendo SSDs com Windows 11 instalado ganhou um novo capítulo. Segundo um site taiwanês de review de hardware, toda essa problemática acontece somente com drives que ainda não contam com firmware de lançamento, mais especificamente aqueles equipados com controladora Phison, e que ainda estão nas mãos de reviewers.
- Como saber qual SSD é compatível com o seu notebook?
- 5 erros mais comuns ao comprar um SSD e como evitá-los
A descoberta foi feita pelo site PCDIY, que investigou o caso a fundo após as negativas da Microsoft e da própria Phison. Depois de testes de estresse, escrevendo arquivos de 100 GB e 1 TB em diversos SSDs, eles conseguiram replicar o problema que “matava” os drives.
Firmware de pré-produção era a causa do problema
Os modelos que falharam de forma definitiva foram um Corsair MP600 de 2 TB, Silicon Power US70 de 2 TB e Apacer de 2TB. Preocupada com os resultados, a Phison enviou quatro engenheiros ao laboratório do PCDIY para investigar o caso pessoalmente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Após testes intensivos, a causa foi encontrada: os drives que falharam eram amostras de engenharia enviadas para reviews, rodando um firmware de pré-produção que não era estável. Os engenheiros da Phison testaram modelos idênticos comprados no varejo, com o firmware final, e não conseguiram replicar o erro fatal. Isso significa que as unidades vendidas para o consumidor final, que já saem de fábrica com o firmware correto e validado, não possuem o bug crítico e não correm o risco de serem “brickadas” pela atualização do Windows.
A investigação também esclareceu outra queixa comum: a lentidão extrema em alguns SSDs após a escrita de muitos dados. A Phison confirmou que este é um comportamento normal em todos os SSDs modernos. Ele acontece quando o cache rápido (SLC) do drive se esgota, forçando uma queda de desempenho para que o SSD possa fazer sua manutenção interna. Para restaurar a velocidade original, é preciso esperar pelo esvaziamento do cache SLC, o que geralmente ocorre após a cópia dos dados.
Veja mais do CTUP:
- Qual a diferença entre HD e SSD?
- SSD M.2 SATA ou NVMe: qual o melhor?
- O que é SATA Express, SATA M.2, SSDs PCIe e NVMe?
Leia a matéria no Canaltech.