Modder cria RTX 4090 com 48 GB de VRAM e mostra como fazer

Tecnologia

A quantidade de memória de vídeo vem aumentado bastante no segmento de GPUs topo de linha nos últimos anos. E se você não estiver satisfeito com a quantidade de fábrica, basta aumentá-la por conta própria, por que não? Um youtuber transformou uma GeForce RTX 4090, que originalmente tem 24 GB, em uma placa com 48 GB e ele ensina como fazer isso.

Vik-on é o nome do canal russo, que é especializado em modding e conserto de placas. A modificação acontece de forma física, com alterações na própria placa de vídeo, além do uso de uma BIOS diferente, mais especificamente uma vazada para GPUs Ada Lovelace que permite desativar o controlador de memórias.

Mod custa o mesmo de uma RTX 5090 nova

A placa usada pelo modder é uma MSI RTX 4090 SUPRIM. Para a modificação, ele adquiriu ainda um PCB e cooler extras da China. Com os módulos de memórias GDDR6X, que o youtuber já tinha em seu estoque, o custo total do mod é de cerca de US$ 2.570, o preço de uma RTX 5090 (que tem 32 GB GDDR7) premium nos EUA.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O processo é iniciado retirando a GPU e os chips de memória do PCB original para serem instalados no PCB alternativo, que é modificado para suportar mais fases de energia para lidar com os módulos de memórias adicionais. Foram usados 24 chips de 2 GB GDDR6X, instalados nos dois lados do PCB, para que fosse possível alcançar os 48 GB.

A intenção do modder é mostrar como fábricas alternativas chinesas criam essas placas de vídeo modificadas com mais memória para um único propósito: revender para o mercado de IA. Com muito mais memória de vídeo disponível em uma placa, maior é o desempenho em aplicações de inteligência artificial. A desvantagem é que essas fábricas compram uma grande quantidade de placas de vídeo com esse objetivo em mente, diminuindo a disponibilidade para os gamers.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.