Modo IA na busca do Google agora fala português e desembarca no Brasil

Tecnologia

O modo IA na busca do Google desembarca nesta segunda-feira (8) no Brasil. Com a expansão, a nova ferramenta de inteligência artificial passa a “falar” português, coreano, hindi, indonésio e japonês.

A estreia ocorre logo após a empresa confirmar ao Canaltech a intenção de lançar a funcionalidade no Brasil, desde que atingisse certos padrões de qualidade. Até então, a plataforma era restrita a usuários dos Estados Unidos, Índia e Reino Unido.

Segundo a vice-presidente de gestão de produtos em busca do Google, Hema Budaraju, a nova ferramenta está disponível a todos os usuários do Brasil. Para usar, basta acessar a aba “Modo IA” no buscador pela web ou pelos apps para Android e iOS.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Durante o anúncio, a executiva apresentou ainda os recursos de multimodalidade do buscador, que garante buscas aprofundadas com uma simples foto. Assim como o AI Mode, a função utiliza o Gemini 2.5 para operar.

Modo IA do Google mostra respostas geradas por inteligência artificial (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)
Modo IA do Google mostra respostas geradas por inteligência artificial (Imagem: Captura de tela/Bruno De Blasi/Canaltech)

Busca com IA generativa

Apresentado durante o I/O 2025, o modo IA é a nova aposta da companhia para levar recursos de inteligência artificial generativa à plataforma de pesquisa na web, e dá sequência aos resumos que aparecem logo abaixo da caixa de busca.

O recurso opera com uma interface que lembra um chatbot. Para utilizá-lo, basta enviar comandos simples ou mais complexos, como “qual é o melhor celular para comprar entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil”, e o sistema vai gerar uma resposta detalhada, sem se limitar à tradicional lista de links.

O retorno traz tanto textos separados em seções quanto elementos visuais, como imagens, para facilitar o entendimento. No caso da busca sobre o smartphone, por exemplo, a plataforma pode entregar ainda uma tabela para diferenciar as opções disponíveis.

Caso queira se aprofundar, o usuário pode, ainda, clicar nos links oferecidos na resposta ou até enviar uma outra pergunta complementar para continuar a conversa.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Por que é TÃO difícil SAIR dos ecossistemas da Apple e do Google? 

Leia a matéria no Canaltech.