Modo IA vem aí! Entenda como funciona a nova busca do Google

Tecnologia

A aba “Modo IA” chegará ao Brasil nas próximas semanas. Nova função do Google, a ferramenta oferece buscas mais complexas, com auxílio do Gemini para gerar respostas detalhadas e personalizadas, similar aos atuais resumos gerados por inteligência artificial generativa, em vez de oferecer apenas uma lista de links.

A seguir, confira:

  • O que é Modo IA?
  • O recurso já está disponível no Brasil?
  • Quando chega ao Brasil?
  • A ferramenta é gratuita?
  • Como funciona o Modo IA do Google
  • De onde o Google tira as informações para as respostas?
  • A ferramenta é segura e confiável?
  • O Google oferece links na nova aba?
  • O novo modo é obrigatório?
  • O Modo IA vai substituir a versão “clássica” do Google?
  • Qual IA o Google usa?

O que é Modo IA?

Modo IA, ou “AI Mode” no exterior, é a nova aba de buscas com inteligência artificial generativa do Google. Ao fazer uma pesquisa na internet, o recurso gera um resumo das informações encontradas, similar ao que ocorre no Gemini, ChatGPT e demais chatbots.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O recurso já está disponível no Brasil?

Não. Por enquanto, o Modo IA só está disponível nos Estados Unidos, Índia e Reino Unido.

Quando chega ao Brasil?

O Google informou que a ferramenta será liberada nas próximas semanas.

A ferramenta é gratuita?

Durante a estreia nos Estados Unidos, o Google liberou o novo modo apenas para assinantes do Google AI Pro e AI Ultra.

Até o momento, não há detalhes sobre a disponibilidade do serviço no Brasil.

Modo IA do Google gera respostas com o Gemini 2.5 (Imagem: Reprodução/YouTube)
Modo IA do Google gera respostas com o Gemini 2.5 (Imagem: Reprodução/YouTube)

Como funciona o Modo IA do Google

A nova aba do Google funciona de maneira similar à chatbots de inteligência artificial generativa. Neste caso, ao abrir uma nova busca, a plataforma vai gerar uma resposta completa em vez de entregar somente links com breves resumos de cada página.

Por exemplo, ao pesquisar por “quais são os melhores lugares para visitar no Rio de Janeiro”, o Modo IA vai estruturar uma lista com os principais pontos turísticos da cidade, com um breve resumo em cada tópico, similar às buscas feitas pelo Gemini.

Essa relação também traz um espaço com endereços de sites que respondem à dúvida enviada no sistema.

Caso a resposta esteja incompleta ou tenha uma outra dúvida próxima, o Google também permite a continuidade da “conversa”. Sendo assim, você pode perguntar “quais são as melhores praias do Rio de Janeiro”, e a ferramenta processará uma resposta detalhada e contextualizada.

Nesta quinta-feira (21), a função ficou mais próxima de um agente de IA, com a capacidade de realizar ações pelos usuários. Por exemplo, ao enviar “encontre um restaurante para três pessoas nesta sexta depois das 18h e faça uma reserva”, o buscador vai sugerir algumas opções e marcar o jantar.

Esse mecanismo está disponível apenas para assinantes do Google AI Ultra nos Estados Unidos e não tem previsão para chegar a outros países.

De onde o Google tira as informações para as respostas?

Em seu portal de suporte, a companhia informa que a função utiliza informações disponíveis na web para gerar as respostas. Depois, esses dados informações são processadas pelo Gemini 2.5.

“As respostas têm o respaldo de conteúdo de alta qualidade da Internet, para garantir a veracidade dos fatos. Em alguns casos, esse modo vai fornecer um conjunto de links da Web se não houver confiança suficiente na qualidade ou utilidade de uma resposta de IA”, diz o documento.

Modo IA do Google vai chegar ao Brasil em breve (Imagem: Reprodução/YouTube)
Modo IA do Google vai chegar ao Brasil em breve (Imagem: Reprodução/YouTube)

A ferramenta é segura e confiável?

Sim. O Modo IA tem funcionamento similar aos resumos de IA disponíveis atualmente na busca do Google. Contudo, por ser um sistema de inteligência artificial, é recomendável verificar as informações.

Da mesma forma, a empresa alerta que, “como qualquer produto de IA em estágio inicial, o Modo IA nem sempre acerta” e indica enviar feedbacks para melhorar a qualidade do serviço.

O Google oferece links na nova aba?

Sim. Além do resultado detalhado e gerado por IA, a ferramenta disponibiliza links de páginas da web relacionados ao que foi pesquisado.

O novo modo é obrigatório?

Não. Os usuários ainda podem usar a aba “Todos”, que reúne todos os tipos de resultados e destaca links, ou até mesmo áreas específicas, como imagens, notícias e afins.

O Modo IA vai substituir a versão “clássica” do Google?

Não. O Modo IA não vai remover a aba “Todos”, que traz a versão tradicional do buscador.

Qual IA o Google usa?

A ferramenta utiliza o Gemini 2.5, família de modelos de linguagem (LLM, em inglês) mais recente da empresa. O motor também está disponível no app Gemini, onde se concentra o chatbot da empresa, e no NotebookLM, ferramenta que auxilia em estudos e análises de dados.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Google Find Hub: A revolução dos rastreadores Android! 🤯 Descubra agora!

Leia a matéria no Canaltech.