Elon Musk, o homem mais rico do mundo, acusou a Apple de favorecer o ChatGPT na App Store e afirmou que “é impossível para qualquer empresa de IA sem ser a OpenAI atingir a primeira posição” na loja de aplicativos.
- Nvidia e AMD vão repassar 15% da receita de chips na China ao governo dos EUA
- Apple tem sua melhor semana desde 2020 após acordo bilionário com Trump
Na noite desta segunda-feira (11), Musk fez uma série de publicações no X nas quais diz que a Apple pratica antitruste ao impedir que outros apps de IA, como o Grok da xAI, tenham destaque na loja virtual.
Além do Grok, o X também sofreria com desfavorecimento por parte da Apple, de acordo com Elon. “Por que você se recusa a colocar tanto o X quanto o Grok na seção ‘Must Have’ (‘imperdíveis’, em português) se o X é o app número 1 em notícias no mundo e o Grok é o número 5 entre todos os apps?”, escreveu o bilionário em uma publicação.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em outro post, Musk afirma que a xAI, empresa que atualmente é dona do Grok e do X, tomará “ação legal imediata” contra as práticas de antitruste da Apple.
De acordo com a CNBC, o ChatGPT atualmente é o app mais baixado na App Store dos Estados Unidos, e o único chatbot de IA na seção “Must Have” da loja virtual da Apple.
Em 2024, a Apple e a OpenAI trabalharam em parceria para integrar o ChatGPT em iPhones, iPads e Macs, o que já havia causado discórdia com Musk, que classificou como uma “violação de segurança inaceitável”.
Why are the Grok and the 𝕏 app excluded from every list, except those measuring raw downloads, but ChatGPT is on every list? This is messed up! https://t.co/Bcilzrbikf
— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2025
“Por que o Grok e o X são excluídos de todas as listas, menos daquelas que mensuram número de downloads, enquanto o ChatGPT está em todas? Isso é ‘zoado’!”, escreveu Musk em post no X.
Novas brigas
Essa é a primeira briga que Elon Musk compra na internet desde que trocou rusgas com o presidente Donald Trump há alguns meses, após deixar seu cargo no governo dos EUA.
As acusações de Musk contra a Apple acontecem na semana seguinte à visita de Tim Cook, CEO da produtora do iPhone, à Casa Branca. Na ocasião, Cook anunciou ao lado de Trump o investimento de mais US$ 100 bilhões na indústria dos EUA.
Desde o anúncio de Tim na quarta-feira (6), a Apple teve sua melhor semana no mercado de ações.
Musk também possui uma relação conturbada com a OpenAI e com Sam Altman, empresário com quem fundou a startup de inteligência artificial.
Veja também:
- Investigação de big techs: entenda o papel do Cade nos julgamentos
- Por que o Pix incomoda tanto Donald Trump?
- Executiva da Meta explica por que essa será a Black Friday dos agentes de IA
VÍDEO: Google PERDEU para a Apple na grande atualização do Android 16? Mudará a UI de TODOS os celulares?
Leia a matéria no Canaltech.