“Musk brasileiro” cai na real após fiasco, muda discurso e pede ajuda à China

Tecnologia

Flávio Figueiredo Assis, dono da Lecar, que se autodenomina “o Elon Musk brasileiro”, parece que finalmente começou a cair na real sobre a importância de abrir o jogo com o mercado em relação ao verdadeiro cronograma da fabricante de carros eletrificados.

Depois de prometer mundos e fundos, não cumprir e virar piada na edição 2025 do Salão do Automóvel de SP por levar um carro construído com partes de isopor ao evento, o “Musk brasileiro” mudou o discurso e admitiu que a história que vendia aos clientes não é tão real assim.

“A gente entendeu que precisa mudar o jeito de se comunicar e de apresentar as coisas. Somos uma startup, com um projeto industrial ousado, mas que está começando. E precisamos ser mais cautelosos com prazos e expectativas”, comentou, em entrevista para a colunista Paula Gama, do Uol.


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O fundador da Lecar admitiu que o “fiasco” no principal evento automotivo do país foi um balde de água fria, mas assegurou que a empresa é séria e, mesmo com a correção de rota, vai produzir os carros prometidos em breve. “Não vamos construir uma estamparia do zero se já existe capacidade instalada no Brasil. A ideia é usar o que o país já tem”.

“Elon Musk brasileiro” mudou planos, mas segue confiante no sucesso da empresa (Imagem: Diviulgação/Lecar)

“Musk brasileiro” encerra pré-venda e dá nova data para entregas

A mudança de planos do “Musk brasileiro” engloba desde o início da construção da fábrica até a eventual produção e entrega dos carros já reservados, passando pelo encerramento oficial do sistema de pré-vendas, até então disponibilizado no site oficial da Lecar.

Segundo o executivo, a construção da fábrica em Sooretama, no Espírito Santo, terá início em janeiro de 2026. Consequentemente, a produção do 459, SUV Coupé, da picape Campo e do SUV Lecar Tático será postergada para “algum momento” de 2027.

Flávio Assis revelou, porém, algo inédito: que buscará parceria com uma marca chinesa, que ainda não atua no país, para vender carros importados em suas concessionárias enquanto os híbridos flex da Lecar não estiverem prontos para chegar ao mercado.

Por fim, o “Musk brasileiro” informou que a pré-venda dos modelos, até então disponível no site, foi encerrada. “Era para ser algo positivo, mas como gerou desconfiança, vamos tirar do ar. Na prática, tivemos poucas vendas, mas essas vão ser honradas”, concluiu.

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