Flávio Figueiredo Assis, o “Elon Musk brasileiro”, parece disposto a colocar a Lecar como uma das maiores montadoras de carros do país. Para isso, o empresário planeja ter não apenas uma, mas duas fábricas próprias, para dar conta da demanda pelos seus modelos eletrificados.
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Depois de revelar que a pré-venda do Lecar 459, SUV coupé com “jeitão de Tesla”, e da Lecar Campo, picape híbrida flex, já ultrapassou a casa dos 5 mil pedidos, o “Musk brasileiro” voltou à mídia para informar que deu mais um passo rumo à oficialização da 2ª fábrica no país.
A planta em questão, como o CT Auto já havia revelado, está em litígio entre a Caoa Chery e a Prefeitura de Jundiaí. Como a marca sino-brasileira não usa as instalações desde 2022, o órgão público solicitou a posse do imóvel. E é aí que a Lecar quer dar o “pulo do gato”.
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O “Musk brasileiro” postou em seu Instagram o momento em que se reuniu com membros da prefeitura local para protocolar, de forma oficial, o interesse em assumir a fábrica. O encontro contou com as presenças de executivos da marca e representantes do órgão municipal, decretando o passo seguinte rumo à 2ª fábrica no país.
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Lecar no Espírito Santo
Enquanto não acerta com a Prefeitura de Jacareí para tomar posse das antigas instalações da Chery no interior paulista, a Lecar segue trabalhando para colocar as esteiras de sua 1ª fábrica para funcionar.
As instalações em Sooretama, no Espírito Santo, devem começar a operar somente em 2026. É de lá que sairão as primeiras unidades do Lecar 459, da Lecar Campo e do Lecar Tático, SUV híbrido off-road que deve ser mostrado pela primeira vez no próximo Salão do Automóvel.
Vale lembrar, porém, que a Lecar não é a única marca interessada em tomar posse das antigas instalações da Chery. A Omoda & Jaecoo, que curiosamente faz parte do Chery Group, também já demonstrou intenção de assumir a planta para, assim, nacionalizar a produção do Omoda 5, do Jaecoo 7 e de outros modelos que ainda serão lançados por aqui.

O fato de pertencer ao mesmo grupo da antiga proprietária pode pesar a favor da O&J, embora o CT Auto tenha apurado que a alta carga tributária da cidade do interior paulista “assuste” os executivos. A outra opção da Omoda & Jaecoo, portanto, está em Horizonte, no Ceará, onde funcionava a fábrica da Troller.
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