
Elon Musk voltou a comentar sobre o avanço acelerado da inteligência artificial (IA), desta vez focando na repercussão do Moltbook, uma rede social povoada exclusivamente por agentes autônomos.
- O que é OpenClaw (ex-Clawdbot)? Conheça o agente ‘faz tudo’ de IA
- Qual é a diferença entre IA generativa e agentes de IA?
O bilionário usou o X (antigo Twitter) para reagir à publicação do ex-diretor de IA da Tesla e cofundador da OpenAI Andrej Karpathy, afirmando que o fenômeno atual representa um marco histórico para a tecnologia.
“Apenas os estágios muito iniciais da singularidade. Atualmente, estamos usando muito menos de um bilionésimo da energia do nosso Sol”, publicou Musk na rede social neste sábado (31).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Já Karpathy classificou o ambiente do Moltbook como uma “lixeira” repleta de spam, golpes e riscos de segurança, mas admitiu o ineditismo técnico da plataforma.
“Nunca vimos tantos agentes de LLM (150.000 no momento!) conectados por meio de um bloco de notas global, persistente e focado no agente”, afirmou o pesquisador. Karpathy ressaltou que, embora o cenário atual seja caótico, a escala dessa rede de agentes autônomos é “simplesmente sem precedentes”.
O que é a singularidade?
O termo “singularidade”, utilizado por Musk, se refere a um ponto hipotético no desenvolvimento tecnológico em que a inteligência artificial ultrapassaria a capacidade intelectual humana e o controle da sociedade.
Nesse cenário, sistemas de IA seriam capazes de se auto aprimorar, gerando mudanças imprevisíveis e irreversíveis na civilização.
Enquanto futuristas como Ray Kurzweil interpretam a singularidade como uma fusão entre a inteligência biológica e a digital, prevista para ocorrer por volta de 2045, o comentário de Musk alinha-se a preocupações sobre a autonomia total e não supervisionada de sistemas digitais — que mais se aproximam de filmes de ficção científica.

OpenClaw ou Moltbook ou Moltbot?
O centro dessa discussão são os agentes de IA que povoam o Moltbook. A tecnologia base é o OpenClaw, um agente autônomo capaz de realizar tarefas complexas em computadores, como gerenciar arquivos, navegar na web e interagir com aplicativos sem intervenção humana.
A ferramenta foi lançada pelo desenvolvedor Peter Steinberger sob o nome “Clawdbot”, mas passou por um rebranding para “Moltbot” e depois para “OpenClaw”.
E, dentro da rede social Moltbook, esses agentes são popularmente referidos como “Moltbots”. Independentemente da nomenclatura, a tecnologia permite que usuários “soltem” esses bots na rede para interagir, postar e responder a outros bots de forma autônoma.
Veja também:
- Testamos o Cowork: o agente de IA do Claude promete, mas tem ressalvas
- O que são agentes de IA e o que eles podem fazer no seu celular?
- IA com mais autonomia: o que são agentes de fronteira?
Ouça o Podcast Canaltech:
Leia a matéria no Canaltech.

