Na surdina: Valve pode estar trabalhando em um console de mesa

Tecnologia

Um vazamento da Valve aponta que a companhia está desenvolvendo um console de mesa. O videogame supostamente será de “nova geração” e usará uma APU AMD Zen6 “Magnus” — qual também poderá equipar o futuro PS6 e o próximo Xbox. 

As informações divulgadas pelo podcast Broken Silicon também revelam que o projeto não é “experimental” (como o Steam Deck, que lançou apenas em algumas regiões do planeta) e terá uma escala de distribuição global. O plano é manter a produção e suporte para jogos por um longo período.

É importante levar em consideração que a Valve, se confirmar a informação, terá dois dispositivos em estágio avançado de desenvolvimento: o suposto console de mesa e o Steam Deck 2 — que promete elevar a experiência do público com os portáteis e manter a sua posição no disputado mercado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Suporte da Sony à Valve

Um ponto importante discutido no podcast é que a Sony estaria fornecendo amplo apoio ao Steam Deck, console portátil da Valve. Além de diversos títulos PlayStation estarem “certificados” na plataforma, também há animações personalizadas para jogos como God of War, Ghost of Tsushima e The Last of Us.

Ainda que elas possam virar rivais nos consoles de mesa, é apontado que a japonesa está comprometida com o suporte ao portátil ao menos — uma aliança aparentemente mais amigável do que a existente com a Microsoft (cuja integração com apps e serviços, inclusive nos PCs, é evitada a todo custo).

É especulado que o suporte ao Steam Deck pode evoluir para um apoio ao SteamOS — preparando a Valve para disputar espaço contra a Microsoft, seja no mercado de consoles de mesa quanto nos dispositivos portáteis. Vale lembrar que, se o Steam Deck 2 chegar, ele terá como rival o ROG Xbox Ally

Já há debate (de forma equivocada, mas há) sobre o SteamOS “substituir” o Windows, o que reforçaria a posição da companhia contra todo o tamanho da Microsoft e do Xbox no mundo dos games. Se há alguém capaz de bater de frente contra eles (menos em questão do serviço oferecido pelo Xbox Game Pass, por enquanto) e ter a atenção dos gamers, é a Valve. 

Imagem da Valve
A Valve terá forças para bater de frente contra a Microsoft, nos games e no mercado de tecnologia? (Imagem: Reprodução/Valve)

É importante mencionar que planos e projetos mudam com o tempo. Ou seja, mesmo que a Valve esteja, de fato, trabalhando em um console de mesa com APU AMD Zen6 “Magnus”, nada garante que o produto será lançado. Então vale aguardar por anúncios oficiais e a revelação para criar expectativas.

Leia também no Canaltech:

Leia a matéria no Canaltech.