Não, o WhatsApp não vai parar de funcionar em celulares antigos em fevereiro

Tecnologia

Rumores nas redes sociais alertam para o fim da compatibilidade do WhatsApp em celulares antigos no mês de fevereiro, mas nada mudou no mensageiro. O aplicativo não vai parar de funcionar em aparelhos que já rodavam a ferramenta nos últimos meses.

A Meta periodicamente muda os requisitos mínimos e lista quais versões de sistemas operacionais são exigidas para rodar o WhatsApp, mas não houve nenhuma alteração nos termos nos últimos meses. Entenda:

  • O WhatsApp vai parar de funcionar em mais aparelhos?
  • Quais os requisitos mínimos para rodar o WhatsApp?
  • Tenho um celular antigo, devo me preocupar?

O WhatsApp vai parar de funcionar em mais aparelhos?

Por enquanto, não. A última mudança nos requisitos do WhatsApp aconteceu em maio de 2025. Logo, se o seu celular rodava o WhatsApp depois desse período, o mensageiro continuará funcionando normalmente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Meta informa com antecedência sobre o fim do suporte, então nenhuma mudança acontece da noite para o dia. Caso a empresa decida mudar os requisitos neste ano, os usuários dos modelos que se tornarão obsoletos serão avisados. 

Quais os requisitos mínimos para rodar o WhatsApp?

A Meta se baseia na versão do sistema operacional para listar os celulares compatíveis com o WhatsApp. Os requisitos atuais são:

  • Android: versão 5.0 (lançada em 2014) ou posterior;
  • iOS: versão 15.1 (lançada em 2021) ou posterior.

Portanto, basta ter a versão mínima do sistema instalada para acessar o mensageiro.

Tenho um celular antigo, devo me preocupar?

Caso o seu celular de uso diário tenha as versões mínimas necessárias para rodar o app, o ideal é trocar para um aparelho mais novo

A mudança não envolve apenas o Zap: com o tempo, o aparelho deixa de receber atualizações do sistema com novos recursos e medidas de segurança, enquanto outros aplicativos também podem parar de funcionar.

Leia também:

VÍDEO: Tradutor no WhatsApp? Aprenda o truque!

Leia a matéria no Canaltech.