Navegador do ChatGPT terá IA para acessar os sites por você, revela portal

Tecnologia

O esperado navegador da OpenAI já começou a ganhar forma. Segundo o portal BleepingComputer neste fim de semana, o futuro rival do Chrome terá recursos de inteligência artificial para acessar a sites pelo usuário, assim como ocorre com os agentes do ChatGPT.

A nova aposta da companhia liderada por Sam Altman entra no novo nicho marcado por novos nomes no mercado, como o Dia, e atualizações de opções existentes, incluindo o Microsoft Edge, para aplicar IA de maneira nativa nos navegadores.

O portal conta que o próximo lançamento da startup utilizará o motor Chromium, o mesmo do Chrome, Edge, Brave e afins. Com a adoção da tecnologia, o programa já garante compatibilidade com boa parte dos sites existentes na atualidade.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Contudo, ao contrário dos demais, a OpenAI tende a explorar os agentes do ChatGPT como diferencial.

Neste caso, o navegador contaria com uma interface para inserir comandos e solicitar ações, como comprar passagens de avião, buscar e fazer reservas em restaurantes, entre outras funções de maneira autônoma.

Por outro lado, o navegador tende a ser lançado primeiro para macOS. Posteriormente, a OpenAI tende a liberar a novidade para computadores com Windows, assim como ocorreu com o app do ChatGPT para computadores.

Até o momento, não há informações sobre a estreia do navegador para celulares e tablets com Android e iOS, além de versões para distribuições Linux.

A data de lançamento também é um mistério.

Chrome na mira

O novo navegador é uma aposta da OpenAI para levar o ChatGPT e seus modelos, como o novo GPT-5, a outras frentes, e que já vem sendo discutida desde o ano passado.

Ao integrar a IA no programa, não será mais preciso acessar o site do chatbot ou abrir o aplicativo – basta utilizar o navegador, que fornecerá a experiência do ChatGPT em boa parte das tarefas realizadas no computador.

Além disso, a empresa mira no Google, que domina o mercado global de navegadores com o Chrome e já começou a integrar o Gemini no seu software.

Antes dos primeiros rumores sobre o desenvolvimento, a dona do ChatGPT também considerou comprar o Chrome caso fosse colocado à venda. O interesse foi demonstrado durante a um processo judicial que investiga possíveis práticas anticompetitivas promovidas pelo Google para se fortalecer no mercado de busca.

Leia mais:

VÍDEO: Google PERDEU para a Apple na grande atualização do Android 16? Mudará a UI de TODOS os celulares? 

Leia a matéria no Canaltech.