
Resumo
- A Atlassian fechou acordo de US$ 610 milhões para comprar a Browser Company, criadora dos navegadores Arc e Dia.
- O Arc foi descontinuado; agora o foco é o Dia, navegador com inteligência artificial.
- A Atlassian planeja posicionar o Dia como ferramenta profissional, em meio à disputa com Microsoft, Opera, OpenAI e outras empresas.
A Atlassian anunciou um acordo para adquirir a Browser Company, desenvolvedora dos navegadores Arc e Dia. A negociação terá o valor de US$ 610 milhões (cerca de R$ 3,33 bilhões, em conversão direta), que serão pagos em dinheiro, sem envolver troca de ações.
A Atlassian é uma companhia focada em ferramentas de trabalho, como o Jira e o Trello. Já a Browser Company é uma startup que ficou famosa com o navegador Arc, que trazia ferramentas novas e uma forma diferente de organizar abas.

O Arc foi abandonado, já que a Browser Company decidiu concentrar seus esforços no Dia, um navegador que promete usar inteligência artificial para realizar diversas tarefas, conectando inclusive informações de diferentes abas.
Dia será um navegador para uso profissional
O Dia é o maior foco da negociação. “[Os navegadores atuais] não foram projetados para os trabalhadores do conhecimento, que precisam deles para realizar suas tarefas”, diz o comunicado sobre a compra. “Os navegadores atuais são espectadores passivos, alheios a esse contexto e incapazes de conectar processos de negócios, atrasando o trabalho.”
O texto ainda revela que o plano da Atlassian é posicionar o Dia como um browser para uso profissional. “Juntos, criaremos um navegador movido por IA e otimizado para os vários aplicativos de SaaS que vivem em abas — um navegador que os trabalhadores do conhecimento vão amar usar todos os dias.”
Browser Company se prepara para “guerra de navegadores com IA”
Com isso, o Dia vai se afastar do que outras ferramentas de web e IA estão fazendo. Nos últimos meses, Opera, OpenAI, Microsoft e outras empresas anunciaram agentes de IA para navegadores, capazes de realizar tarefas a partir de pedidos do usuário. A Atlassian quer que o Dia seja um pouco diferente disso.
“Nós falávamos muito sobre compras, fazer reservas, encontrar passeios. Isso vai desaparecer do nosso foco”, diz Josh Miller, CEO da Browser Company, em entrevista ao Verge. Mesmo assim, o Dia não será uma interface para apps da Atlassian, nem vai tentar empurrar serviços de sua nova dona.
Miller diz que a negociação servirá para colocar a Browser Company em uma posição melhor em uma possível guerra de navegadores com IA. Ele acredita que a startup não tinha estrutura de vendas e distribuição para competir. Com a Atlassian como dona, o único objetivo a partir de agora será ampliar a base de usuários.