Ne Zha 2: conheça a história da maior animação de todos os tempos

Tecnologia

Nem Frozen, Divertida Mente 2 ou algum filme da franquia Toy Story. A maior animação de todos os tempos, que teve a maior bilheteria nos cinemas, é Ne Zha 2: O Despertar da Alma, um filme de comédia e aventura lançado no começo de 2025.

Para quem ficou surpreso ou nunca nem mesmo ouviu falar do longa-metragem há uma explicação para isso: Ne Zha 2 é uma obra chinesa, que foi um fenômeno no país, mas que até o momento não teve o mesmo impacto no Ocidente. Algo que deve-se em grande parte pelas ligações intrínsecas que a animação tem com a cultura oriental, mas também por sua demora para chegar por aqui.

Para se ter ideia, o filme estreou em janeiro na China, chegou aos Estados Unidos em agosto e vem para o Brasil apenas em setembro. Isso tudo depois de fazer história como o primeiro filme de língua não inglesa a arrecadar mais de US$ 2 bilhões e tornar-se o quinto filme de maior bilheteria de todos os tempos, ficando atrás apenas de Avatar, Vingadores: Ultimato, Avatar: O Caminho da Água e Titanic.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Animação original é de 2019

Mas de onde surgiu essa obra tão grandiosa e que virou frisson na China?

Baseado no personagem da mitologia budista chinesa de mesmo nome e inspirado pelo romance A Investidura dos Deuses, escrito pelo romancista Xu Zhonglin durante a Dinastia Ming, o título é uma continuação direta de Ne Zha, animação de 2019 que também teve enorme impacto no país.

Dirigida pelo cineasta Jiaozi, que retornou para sua sequência de 2025, Ne Zha é também uma animação de comédia e aventura, instantaneamente aclamada pela crítica e pelo público durante seu lançamento, embora tenha sido a estreia de Jiaozi nas telonas e não contasse com atores amplamente conhecidos no seu elenco de vozes.

Uma aparente falta de apelo que não impediu que o filme se tornasse o longa mais visto daquele ano no país, quebrasse recordes e fosse escolhido como o representante da China no Oscar, ainda que não tenha chegado entre os indicados a Melhor Filme Internacional.

Animação tem história ligada à cultura chinesa (imagem: Divulgação/Beijing Enlight Pictures)

Distribuído pela Beijing Enlight Pictures, Ne Zha conta a história do jovem de mesmo nome, um garoto que é, na verdade, a reencarnação da “pílula demoníaca”, uma divisão da Pérola do Caos, nascida das essências primordiais do céu e da terra, separada pelo Senhor Supremo Yuanshi Tianzun.

Temido pelos habitantes da cidade em que vive, Chengtang Pass, Ne Zha é visto como um pária local, e alguém que, acima de tudo, está destinado a trazer destruição ao mundo. Uma profecia que o jovem não está disposto a aceitar de bom grado, já que deseja ser dono de sua própria vida.

É por isso que, mesmo sabendo que a maldição é irremovível, Ne Zha embarca em uma jornada de descobertas e aventuras para tornar-se quem verdadeiramente deseja ser. Uma aventura na qual ele deve esquecer o que as outras pessoas pensam e seguir apenas o conselho de seu pai, controlando em quem irá se tornar.

Ne Zha 2 mostra jornada mítica de herói

Lançado em 29 de janeiro de 2025, primeiro dia do Ano Novo Chinês, Ne Zha 2: O Despertar da Alma traz uma continuação direta da história do primeiro filme, retomando assim a história de Ne Zha e agora também de seu amigo Ao Bing.

Após serem atingidos juntos por um raio divino, Ne Zha e Ao Bin têm seus corpos destruídos, conseguindo se regenerar com a ajuda do Mestre Taiyi Zhenren, embora Ao Bing acabe se desintegrando devido a um esforço físico e apenas Ne Zha consiga sobreviver, carregando o espírito do amigo dentro de si por sete dias.

Para se tornarem, no entanto, um xian (imortal) e ganharem uma poção que possa restaurar o Lótus Sagrado, criando assim definitivamente um novo corpo para Ao Bing, Ne Zha e o espírito do amigo devem completar três provas, definidas pelo Imortal Wuliang, líder da seita celestial Chan. Um longo caminho de provações que testarão o poder e a natureza da dupla.

Filme chinês chega em setembro nos cinemas brasileiros (Imagem: Divulgação/Beijing Enlight Pictures)

Contando com uma equipe de mais de 4 mil pessoas de 138 empresas de animação, Ne Zha 2 é uma obra ainda mais grandiosa do que a sua antecessora, não só no número de personagens, mas também em seu orçamento, tendo custado 600 milhões de yuans e sido o filme de animação mais caro da China

Até o momento, o longa-metragem teve 96% de aprovação da crítica e 99% do público no Rotten Tomatoes, além de nota 8,1 da audiência no IMDb. E, claro, tem tudo para ser descoberto por um novo público ao desembarcar agora em mais países, mostrando toda a grandiosidade cultural e visual de sua história.

Lançado no Brasil pela A2 Filmes, Ne Zha 2: O Despertar da Alma chega em 25 de setembro de 2025 aos cinemas do país.

Leia também:

Leia a matéria no Canaltech.