O executivo Shawn Layden, que chefiou a divisão de estúdios globais PlayStation no passado, está “ácido” e voltou a atacar a Microsoft e o serviço por assinatura Xbox Game Pass.
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Em entrevista ao gamesindustry.biz publicada nesta quarta-feira (13), ele disse o que pensa sobre o ecossistema Xbox. Para o ex-chefão da PlayStation Worldwide Studios, a companhia não cria valores.
“Eles não estão criando valor, colocam na loja, esperam que exploda, compartilham os lucros e excedentes e todas essas coisas legais. Mas é só um ‘vocês me pagam x dólares por hora, eu construo seu jogo e tome aqui, coloque nos seus servidores’”, afirmou Shawn Layden
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Para o executivo da PlayStation, a ideia de inserir um título no Xbox Game Pass “não inspira de verdade os desenvolvedores de jogos”.

Apimentando ainda mais o debate, ele afirma que a ideia desse tipo de serviço não é vista com bons olhos e que há algumas complicações que não são consideradas pelos estúdios e grandes fabricantes.
“Eu não sou um grande apoiador da ideia de ‘Netflix de jogos’. Eu acredito que isso é um perigo”, revela Shawn Layden.
Controvérsias ao redor do Xbox Game Pass
Nem mesmo os lucros do Xbox Game Pass convenceram o ex-executivo da PlayStation, que afirma que os números apresentados pela Microsoft não são reais:
“Há muitas discussões agora. O Game Pass é lucrativo? Não é? O que isso significa? Esta sequer é a pergunta certa a ser feita. Você pode fazer todos os tipos de manobras para qualquer tipo de serviço corporativo para fazer ele parecer lucrativo se quiser”.
Além de ser importante levar em consideração que Shawn Layden não trabalha mais na Sony e na PlayStation (que segue moldes similares com a PS Plus), toda a discussão sobre o Xbox Game Pass é cercada de controvérsias — com apoiadores e opositores ao sistema.
O designer de Citizen Sleeper, Gareth Damian Martin, já afirmou no passado que nunca teria a oportunidade de produzir uma sequência de seu jogo sem o apoio do serviço. Já Tomas Sala, de The Falconner, relatou que “a compensação é mais do que justa e você conquista uma grande audiência”.
Em contrapartida, Raphael Colantonio da Arkane Studios, e Thomas Mahler, da franquia Ori, afirmam que o Xbox Game Pass é um “desserviço” aos desenvolvedores. Mahler foi além e apontou que se o público realmente quer apoiar um estúdio, deve comprar o jogo ao invés de usar a assinatura.
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