Netflix e Amazon fecham novo contrato de publicidade

Tecnologia
Resumo
  • Netflix fechou parceria com a Amazon para oferecer a compra de anúncios via Amazon DSP.
  • Acordo permite compra automatizada de publicidade com segmentação, baseada em dados proprietários da Netflix.
  • Parceria começa a valer no quarto trimestre de 2025 no Brasil e em mais dez países.

A Netflix fechou com a Amazon uma parceria no mercado de publicidade digital. Com o acordo, anunciantes poderão comprar espaços do inventário de anúncios da Netflix diretamente pela Amazon DSP, ferramenta de mídia programática da companhia.

A integração deve simplificar o processo para marcas que querem alcançar o público engajado da plataforma de streaming, sem precisar negociar diretamente com a empresa.

O que é a Amazon DSP?

A Amazon DSP (Demand-Side Platform) funciona como uma central de compra automatizada de anúncios, que distribui campanhas em diferentes sites, aplicativos e serviços parceiros.

Contudo, diferente de ferramentas mais conhecidas como o Google Ads, que foca em buscas e display, a DSP da Amazon enfatiza o uso de dados proprietários da empresa — como histórico de compras no e-commerce — para segmentar audiências com precisão, otimizando campanhas em tempo real.

Com a inclusão da Netflix, marcas que já compram publicidade no ecossistema da Amazon terão a opção de direcionar anúncios também para o público do streaming. Entretanto, o contrato não significa que a Amazon terá exclusividade sobre os anúncios da Netflix, já que a empresa também trabalha com a The Trade Desk, Google e a Microsoft.

Acordo vale para o Brasil

O acordo entra em vigor no quarto trimestre de 2025 e estará disponível no Brasil e mais dez mercados: Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, México, Canadá, Japão, Itália, Alemanha e Austrália.

Em comunicado, Amy Reinhard, presidente de publicidade da Netflix, afirmou que a integração com a Amazon DSP “facilita mais do que nunca a conexão com o público global engajado da Netflix” ao habilitar capacidades avançadas ao longo do tempo.

Já Paul Kotas, vice-presidente sênior da Amazon Ads, reforçou que o objetivo é “eliminar o trabalho de adivinhação para anunciantes”, para simplificar o gerenciamento, planejamento e compra de espaços publicitários, incluindo os de streaming, por meio da Amazon Ads.

Como observa o Hollywood Reporter, essa não é a primeira parceria do tipo para a Amazon. A empresa tem acordos semelhantes com NBCUniversal (Peacock), Warner Bros. Discovery (HBO Max), Paramount (Paramount+ e Pluto TV) e Disney (Disney+, Hulu e ESPN).

Monetização com anúncios nos streamings

Os streamings cada vez mais apostam em publicidade para diversificar receitas, mesmo em planos pagos. A Netflix, por exemplo, viu seu plano com anúncios crescer para 94 milhões de usuários globais. Isso é mais que o dobro dos 40 milhões reportados em maio de 2024.

A Amazon, por sua vez, dobrou a quantidade de anúncios no Prime Video, podendo chegar a 6 minutos por hora. A empresa também pode inserir publicidade na Alexa+, sua assistente com IA generativa, como forma de descoberta de produtos e geração de receita.

Com informações da Variety

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