Nostalgia: 5 sedans que marcaram época no Brasil

Tecnologia

Os carros sedan estão cada vez menos populares entre os lançamentos das montadoras no Brasil, mas, no passado, antes do início da chamada “Era dos SUVs”, a situação era bem diferente. Os clássicos “3 volumes” ocupavam um lugar de destaque nas ruas e, claro, no coração do consumidor brasileiro.

Se você também sentiu uma pontinha de nostalgia ao ler essa introdução, prepare-se, pois o CT Auto elaborou uma lista com 5 sedans que marcaram época no Brasil e, certamente, fizeram parte da vida de muitos pais, avôs e, quem sabe, bisavôs.

Confira, então, 5 carros do segmento dos sedans que já foram campeões de venda nas ruas do Brasil, mas hoje não passam de lindas e saudosas memórias.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. Aero-Willys

Vamos abrir nossa lista de 5 sedans que marcaram época no Brasil com o modelo mais antigo de todos: o Aero-Willys, sonho de consumo da classe média nos anos de 1960 e comecinho da década de 1970, quando deixou de ser produzido.

O Aero-Willys foi um pioneiro no mercado nacional e apresentou diversas novidades que, logo na sequência, se tornaram tendências em outros carros. As principais foram o câmbio com 4 marchas sincronizadas e o motor seis cilindros, com potência de 110 cv, algo impressionante para sua época.

4. Dodge Gran Sedan

O Dodge Gran Sedan foi tão importante que carrega o próprio nome do segmento em sua linha. Variação do icônico Dodge Dart, um dos muscle cars mais poderosos de toda a história da indústria automotiva, o Grand Sedan unia luxo e força em um carro impressionante.

Teto de vinil era charme especial do Dodge Gran Sedan (Imagem: Reprodução/Pastore Car Collection)

Entre as novidades apresentadas ao mercado brasileiro pelo Dodge Gran Sedan quando chegou, em 1973, dá para destacar o teto de vinil. Além disso, o carro tinha opcionais bastante raros para sua época: rádio de 3 faixas, cinto de segurança 3 pontas, botão de regulagem para o retrovisor externo, freio a disco e muito mais.

3. Ford Corcel

O terceiro integrante em nossa lista de 5 sedans que marcaram época no Brasil e hoje trazem de volta aquele gostoso sentimento de nostalgia é o Ford Corcel. E não estamos falando do Corcel II, que atualmente custaria uma fortuna, graças à inflação, mas ao carro que deu origem a ele.

Versão GT era a “cara esportiva” do sedan que marcou época (Imagem: Divulgação/Ford)

O Ford Corcel ficou em linha no Brasil entre 1968 e o início de 1977, tanto na versão de entrada, mais simples, quanto nas “esportivas”, que receberam os sobrenomes “GT e GTXP”, com motor 1.4 de 85 cv, ante 68 cv da versão original. No fim de 1977, deu lugar ao também icônico Corcel II.

2. Chevrolet Opala Diplomata

O Chevrolet Diplomata é mais um sedan que possivelmente fez parte da vida de muitos papais e vovôs que acompanham as notícias do CT Auto. O Diplomata tinha sob o capô o imortal motor 6 cilindros de 4.1 litros, mas era muito mais do que simplesmente um carro potente.

O Opala Diplomata era o ápice de quem aspirava ser alguém importante na vida, o sonho de 9 em cada 10 empresários importantes no país. Não à toa, custava uma verdadeira fortuna quando foi lançado pela General Motors — cerca de Cr$ 48 mil (quarenta e oito mil cruzeiros).

1. Volkswagen Santana

Chegamos, enfim, ao último modelo que separamos em nossa lista com 5 sedans que deixaram saudade e marcaram época no Brasil: o Volkswagen Santana, um dos carros mais luxuosos já lançados em nosso mercado.

Santana também é um sedan que deixou saudades no Brasil (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Escolha favorita de muitos papais, o sedan da marca alemã entregava luxo, requinte, conforto e desempenho em um único produto. Por isso, dominava um mercado que contava com concorrentes de peso, como o Chevrolet Omega ou o Monza, também da Chevrolet.

Leia também:

Video: Qual foi o primeiro carro elétrico do mundo?

Leia a matéria no Canaltech.