Os carros sedan estão cada vez menos populares entre os lançamentos das montadoras no Brasil, mas, no passado, antes do início da chamada “Era dos SUVs”, a situação era bem diferente. Os clássicos “3 volumes” ocupavam um lugar de destaque nas ruas e, claro, no coração do consumidor brasileiro.
- Por que carros sedan não têm limpador de vidro traseiro?
- Por que carros sedan vendem cada vez menos no Brasil?
Se você também sentiu uma pontinha de nostalgia ao ler essa introdução, prepare-se, pois o CT Auto elaborou uma lista com 5 sedans que marcaram época no Brasil e, certamente, fizeram parte da vida de muitos pais, avôs e, quem sabe, bisavôs.
Confira, então, 5 carros do segmento dos sedans que já foram campeões de venda nas ruas do Brasil, mas hoje não passam de lindas e saudosas memórias.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
5. Aero-Willys
Vamos abrir nossa lista de 5 sedans que marcaram época no Brasil com o modelo mais antigo de todos: o Aero-Willys, sonho de consumo da classe média nos anos de 1960 e comecinho da década de 1970, quando deixou de ser produzido.
O Aero-Willys foi um pioneiro no mercado nacional e apresentou diversas novidades que, logo na sequência, se tornaram tendências em outros carros. As principais foram o câmbio com 4 marchas sincronizadas e o motor seis cilindros, com potência de 110 cv, algo impressionante para sua época.
4. Dodge Gran Sedan
O Dodge Gran Sedan foi tão importante que carrega o próprio nome do segmento em sua linha. Variação do icônico Dodge Dart, um dos muscle cars mais poderosos de toda a história da indústria automotiva, o Grand Sedan unia luxo e força em um carro impressionante.

Entre as novidades apresentadas ao mercado brasileiro pelo Dodge Gran Sedan quando chegou, em 1973, dá para destacar o teto de vinil. Além disso, o carro tinha opcionais bastante raros para sua época: rádio de 3 faixas, cinto de segurança 3 pontas, botão de regulagem para o retrovisor externo, freio a disco e muito mais.
3. Ford Corcel
O terceiro integrante em nossa lista de 5 sedans que marcaram época no Brasil e hoje trazem de volta aquele gostoso sentimento de nostalgia é o Ford Corcel. E não estamos falando do Corcel II, que atualmente custaria uma fortuna, graças à inflação, mas ao carro que deu origem a ele.

O Ford Corcel ficou em linha no Brasil entre 1968 e o início de 1977, tanto na versão de entrada, mais simples, quanto nas “esportivas”, que receberam os sobrenomes “GT e GTXP”, com motor 1.4 de 85 cv, ante 68 cv da versão original. No fim de 1977, deu lugar ao também icônico Corcel II.
2. Chevrolet Opala Diplomata
O Chevrolet Diplomata é mais um sedan que possivelmente fez parte da vida de muitos papais e vovôs que acompanham as notícias do CT Auto. O Diplomata tinha sob o capô o imortal motor 6 cilindros de 4.1 litros, mas era muito mais do que simplesmente um carro potente.
O Opala Diplomata era o ápice de quem aspirava ser alguém importante na vida, o sonho de 9 em cada 10 empresários importantes no país. Não à toa, custava uma verdadeira fortuna quando foi lançado pela General Motors — cerca de Cr$ 48 mil (quarenta e oito mil cruzeiros).
1. Volkswagen Santana
Chegamos, enfim, ao último modelo que separamos em nossa lista com 5 sedans que deixaram saudade e marcaram época no Brasil: o Volkswagen Santana, um dos carros mais luxuosos já lançados em nosso mercado.

Escolha favorita de muitos papais, o sedan da marca alemã entregava luxo, requinte, conforto e desempenho em um único produto. Por isso, dominava um mercado que contava com concorrentes de peso, como o Chevrolet Omega ou o Monza, também da Chevrolet.
Leia também:
- Quanto custaria hoje o Romi Isetta, 1º carro feito no Brasil, com a inflação?
- Quer ver de perto — e de graça — carros antigos da Volkswagen? Saiba como
Video: Qual foi o primeiro carro elétrico do mundo?
Leia a matéria no Canaltech.