Nova função do Excel leva prompts de IA direto para a planilha; veja como usar

Tecnologia

A Microsoft lançou a função COPILOT no Excel e agora leva IA generativa para dentro das células das planilhas no app. A novidade permite executar fórmulas rápidas e interagir com os arquivos a partir de comandos simples, como se estivesse conversando com a ferramenta.

O Excel já tinha suporte ao assistente do Copilot para analisar planilhas e criar gráficos, mas é a primeira vez que a IA consegue ser aplicada para trabalhar individualmente numa célula.

A seguir, entenda:

  • Como usar a função
  • O que o comando COPILOT consegue fazer?
  • Em quais plataformas está disponível?

Como usar a função

O recurso pode ser acessado ao digitar o comando “=COPILOT” dentro de uma célula. Depois, basta informar o prompt do comando que você deseja e selecionar outros espaços que podem servir de contexto.

Um exemplo de uso seria =COPILOT(“Liste todas as capitais brasileiras”). A Microsoft destaca que a função pode ser atualizada automaticamente se os dados usados como base mudarem, assim como ocorre em outras fórmulas.

Além disso, a novidade também atua simultaneamente com outras funções ativas na mesma planilha, sem a necessidade de apagar o progresso já feito no arquivo.

Para refinar o conteúdo, a MS recomenda criar prompts detalhados. “Quanto mais claras forem as instruções, mais úteis serão os resultados”, reforça a porta-voz do Excel Catherine Pidgeon.

O que o comando COPILOT consegue fazer?

Algumas possibilidades incluem:

  • Obter ideias e fazer brainstorming;
  • Resumir grandes trechos de dados;
  • Classificar dados em texto;
  • Criar listas e tabelas.

Em quais plataformas está disponível?

A Microsoft liberou a função nas versões Beta do Excel para Windows e macOS, disponível apenas para assinantes do plano pago 365 Copilot.

Leia também:

VÍDEO: Tablets (baratos) para estudar ainda existem? Como escolher?

Leia a matéria no Canaltech.