Nova Launcher tem novo dono e passa a exibir anúncios após fase de incerteza

Tecnologia

O Nova Launcher, um dos aplicativos mais tradicionais para a personalização de dispositivos Android, tem um novo dono. O anúncio oficial confirma que a plataforma foi adquirida pela empresa sueca Instabridge, e passará por mudanças em seu modelo de negócios após período de incertezas.

Os launchers são aplicativos que permitem alterar toda a interface da tela inicial do sistema operacional do Google. Com eles, é possível modificar o formato de ícones, widgets e transições, funções que nem sempre estão disponíveis nativamente nos celulares.

Os novos proprietários afirmam que a mudança faz parte de uma estratégia voltada a um “modelo de negócios sustentável”. Em comunicado, a Instabridge informou que já avalia a opção de exibir links patrocinados na versão gratuita do aplicativo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Caso sejam introduzidos anúncios, o Nova Prime permanecerá sem publicidade. Nossos princípios são claros: manter a experiência simples e rápida, evitar formatos intrusivos e oferecer uma maneira direta de manter o uso livre de anúncios”, destacou a companhia.

Nova Launcher
Nova Launcher permite personalizar tela inicial do Android (Imagem: Reprodução/Google Play Store)

Retomada após temor sobre o fim do app

Apesar de ganhar um novo fôlego, o Nova Launcher passou por um período de incertezas no final de 2025. Ao informar que não trabalhava mais para a Branch Metrics — antiga dona do serviço —, o desenvolvedor original Kevin Barry deixou a comunidade em alerta.

Na ocasião, Barry afirmou que era a única pessoa da empresa que ainda atuava no aplicativo. No entanto, ele havia sido orientado a interromper os trabalhos no launcher e no projeto de código aberto, o que sinalizava o possível fim da ferramenta.

Cerca de quatro meses depois, a compra por parte da Instabridge reverte o cenário de abandono. O movimento garante que o aplicativo continue recebendo suporte técnico e atualizações de compatibilidade com as novas versões do sistema do Google.

“O Nova não será desativado. Nosso foco imediato é simples: manter o app estável, compatível com o Android moderno e com manutenção ativa. Sabemos que muitos vivenciaram um longo período de incerteza e levamos isso a sério”, ressaltou a empresa sueca.

Leia também: 

VÍDEO: ESSES são os ANDROIDS que eu NUNCA COMPRARIA!

Leia a matéria no Canaltech.