Nova rival da BYD terá apoio de peso para fazer sucesso no Brasil

Tecnologia

Apesar de fazer muito sucesso com a Chery, a operação da Caoa com importação de marcas estrangeiras para o Brasil começou lá em 1992, com a introdução da Renault no Brasil, logo após a abertura das importações de veículos. 

A empresa mantém até hoje a mesma estratégia de negócio, até ampliando para a produção local de seus veículos, como é o caso da Chery. 

Agora, de acordo com a revista Autoesporte, a Caoa trará outra chinesa ao mercado brasileiro. Nos referimos a Changan, uma das maiores fabricantes de carros da China.


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Changan Ubi-T
Uni-T será um dos carros da Changan que a Caoa venderá no Brasil (Changan/Divulgação)

Como será essa parceria? 

A montadora chinesa chegará ao Brasil com uma parceria semelhante à praticada entre a Caoa e a Chery. A importadora brasileira venderá exclusivamente os produtos em solo nacional. 

Além disso, a Caoa também será responsável pela produção nacional dos carros da Changan, que acontecerá na fábrica de Anápolis (GO), onde eram fabricados os carros da Hyundai antes do fim da parceria entre as empresas. 

Avatr 11
Avatr 11 será o único elétrico à venda neste início de operação (Changan/Divulgação)

Inicialmente, três modelos serão produzidos e vendidos no Brasil. São eles: O Uni-T, um SUV de porte médio e motor a combustão, o CS75, outro SUV com as mesmas características, e o Avatr 11, um utilitário elétrico de porte grande para brigar no segmento premium. 

Ainda segundo a Autoesporte, o lançamento oficial da marca acontecerá durante o Salão do Automóvel de 2025, que vai acontecer em novembro deste ano. 

Investimentos na fábrica

Em 2023, a Caoa anunciou um investimento de R$ 3 bilhões em suas instalações no Brasil. As modernizações ainda não foram concluídas, mas ao fim das obras de modernização, a fábrica de Anápolis terá capacidade de produzir 160 mil veículos por ano — o dobro da atual. 

Fábrica de Anápolis vista de cima
Fábrica da Caoa, localizada em Anápolis (GO) (Divulgação/Caoa)

Com o aumento da linha de produção, a Caoa será responsável por operar duas empresas chinesas no mercado brasileiro. A receita deu certo com a Chery, agora resta aguardar a estreia da Changan para saber se isso se repetirá. 

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