A Porsche revelou seu novo sistema de recarga por indução no IAA Mobility, evento realizado na Alemanha. Chamado de Porsche Wireless Charging, o recurso funciona como os carregadores sem fio dos celulares, eliminando a necessidade de cabos e conectores, Por ora, a novidade vai estar disponível para a próxima geração do Cayenne, que será lançada até o fim de 2025.
- Nissan derruba preços e vende novo Kicks a preço de Kardian
- Nova moto da Harley-Davidson vai custar menos que e-bike da Porsche
Não é de hoje que a alemã vem buscando incorporar mais praticidade em seus modelos, tanto que é este o maior diferencial do novo dispositivo: é só estacionar o carro sobre a placa de 117 x 78 x 6 cm instalada no chão para que a recarga aconteça automaticamente. Fácil, né?
A base pesa 50 kg e pode ser instalada em garagens, estacionamentos fechados ou ao ar livre ligada à rede elétrica pela One Box, unidade que dispensa a necessidade da Wallbox. O dispositivo alcança potência de 11 kW, com eficiência de até 90%.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Recarregamento sem fio
Para funcionar, o sistema tem bobinas que geram um campo magnético e transferem a energia. Quando o Cayenne é posicionado sobre a placa, seu módulo receptor no chassi inicia o processo — com direito a rebaixamento pelas suspensões para otimizar a transferência de energia.
Ver essa foto no Instagram
A placa conta com sensores que interrompem a recarga caso detectem objetos ou animais e pessoas sobre sua estrutura, e é certificada para operar mesmo com chuva, neve e peso de veículos passando por cima. Ah, todo o processo pode ser acompanhado pelo motorista no app My Porsche.
A novidade deve ser incorporada à E4, a nova geração totalmente elétrica do Cayenne. O SUV tem estreia mundial prevista para acontecer ainda neste ano, e as vendas da placa na Europa devem começar em 2026.
Leia também:
- Renault derruba preços e Kardian sai ao custo do Citröen Basalt
- Peugeot derruba preços e 2008 Active sai pelo custo do Hyundai HB20
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?
Leia a matéria no Canaltech.