
Resumo
- O Galaxy S26 adotará o protocolo Qi2 para recarga sem fio com carregadores magnéticos.
- O powerbank EB-U2500 da Samsung, com capacidade de 5.000 mAh, oferece recarga Qi2 de 15 W e USB-C de até 25 W.
- O EB-U2500 possui um kickstand e será vendido por 59,90 euros, cerca de 372 reais.
A linha Galaxy S26 vai finalmente adotar o protocolo Qi2 para recarga sem fio com carregadores magnéticos: além do carregador magnético cabeado que revelamos em dezembro, agora a Samsung homologou um powerbank magnético compatível com Qi2. O produto de modelo EB-U2500 é mais um acessório que deve ser lançado em conjunto com a linha Galaxy S26, em fevereiro. Os documentos foram enviados à Anatel e visualizados pelo Tecnoblog.
Além da recarga por Qi2 de 15 W, o aparelho é capaz de recarregar um dispositivo conectado em sua porta USB-C via USB-PD de até 25 W, similar aos powerbanks já vendidos pela Samsung hoje (de 25 a 45 W). No entanto, ao contrário dos powerbanks atuais, o modelo tem capacidade de apenas 5.000 mAh típicos (4.855 mAh nominais).

A Samsung já “molhou os pés” no Qi2: a linha do Galaxy S25 é considerada Qi2 Ready, permitindo o uso de carregadores magnéticos compatíveis com Qi2 mediante o uso de uma capa magnética que contém os ímãs. Mas, na linha S26, a Samsung deve finalmente adotar o Qi2 por completo, com direito a ímãs no aparelho.
O powerbank será similar à bateria MagSafe da Apple, permitindo o uso do celular enquanto ele recarrega, mas sem a necessidade de fios. De fato, a tecnologia Qi2 é derivada diretamente do padrão MagSafe, que cedeu a tecnologia ao WPC (Wireless Power Consortium), responsável pelo Qi. A Apple adotou a tecnologia em 2020, no lançamento do iPhone 12.

No mundo Android, o primeiro modelo a oferecer Qi2 foi o HMD Skyline, de 2024. A linha Pixel 10, lançada pelo Google no ano passado, também oferece suporte ao padrão.
O EB-U2500 tem um diferencial em relação à bateria da Apple: ele traz um kickstand (pé retrátil) na traseira, que possibilita o uso do smartphone na horizontal sobre uma mesa ou outra superfície plana. Chega de apoiar o celular no copo para ver vídeos no almoço!
O design do EB-U2500 também apresenta um recorte curioso na parte superior, provavelmente necessário para acomodar o módulo com as câmeras do Galaxy S26. Este produto será fabricado no Vietnã, algo que já acontece com os outros powerbanks da Samsung.


O site WinFuture, que revelou imagens e detalhes do acessório, afirma que ele custará 59,90 euros, quase 372 reais em conversão direta. Considerando que o modelo atual de powerbank com carregamento sem fio da Samsung (o EB-U2510) é vendido com preço sugerido de 349 reais na loja oficial da Samsung, parece plausível que ele terá preço similar de lançamento.

