Novo sensor de 200 MP da Samsung promete ser imbatível para fotos de noite

Tecnologia

A Samsung anunciou o sensor ISOCELL HP5 para câmeras de celulares. O componente tem resolução de 200 MP, e tecnologias que prometem torná-lo muito competitivo para fotos em ambientes de iluminação precária. 

Suas especificações incluem o tamanho de pixel de 0,5 µm, o que o posiciona como o primeiro sensor do mundo com essa medida, segundo a Samsung. 

As dimensões do sensor são de 1/1,56 polegada — portanto, ainda menores que alguns sensores de 1 polegada já disponíveis no mercado. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Sensor Samsung ISOCELL HP5 tem tecnologias para fotos noturnas

Mesmo assim, o HP5 emprega as tecnologias Front Deep Trench Isolation (FDTI) e Dual Vertical Transfer Gate (D-VTG), que devem aumentar a captação de luz e de detalhes em fotos e vídeos. 

Além disso, a tecnologia DTI Center Cut (DCC) promete melhorar o brilho e a nitidez mesmo com pixels menores. O Smart ISO Pro e HDR empilhado otimizam o desempenho em ampla faixa dinâmica, o que aumenta a percepção de detalhes nas seções mais claras e escuras da imagem, com ganho de conversão declarado de +150%. 

A Samsung também destacou que o sensor oferece redução de ruído aleatório de 3% a 40%, conforme as condições de captura. É possível aplicar zoom 2x no próprio sensor, com alcance de até 6x em uma lente telefoto de 3x. 

Samsung ISOCELL HP5
Novo sensor da Samsung tem tecnologias para otimizar captação de luz (Imagem: Divulgação/Samsung)

Para vídeos, o HP5 oferece suporte para gravações em 8K a 30 fps, além de 4K/120 fps e 1080p/240 fps. Também está disponível o modo RAW de 8 a 14 bits, que entrega maior flexibilidade na edição pós-produção.

O novo sensor já está em produção em massa, e pode aparecer em celulares avançados de diversas marcas. É esperado que seja inaugurado no Vivo Y500 Pro.

Leia mais no Canaltech:

Entenda como as telas dobráveis de celulares não quebram:

Leia a matéria no Canaltech.