Novo top de linha da Xiaomi vai ganhar versão global; veja homologação

Tecnologia

Neste ano, a Xiaomi deve lançar a linha Xiaomi 16, seu próximo celular topo de linha. Embora a marca vai lançar o smartphone, inicialmente, apenas no mercado chinês, em setembro, a homologação da versão global acaba de vazar e revela o lançamento para outros mercados, posteriormente.

Para a China, a fabricante deve lançar a linha completa: Xiaomi 16, o Xiaomi 16 Pro e o Xiaomi 16 Pro Mini. Enquanto para o restante do mundo, apenas a versão padrão do aparelho deve ser lançada, tendo em vista a homologação recente.

O certificado aprovado é da plataforma da Comunidade Econômica Europeia (CEE), que também desempenha papel semelhante à Anatel, no Brasil, de homologar celulares antes deles serem vendidos oficialmente. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No portal, o celular da Xiaomi com número de modelo 25113PN0EG foi aprovado. O código faz referência ao Xiaomi 16, em sua versão global, enquanto as variantes chinesa e indiana têm os números de modelo 25113PN0EC e 25113PN0EI, respectivamente.

XIAOMI 16 certificação europa
Certificação revela chegada do celular no mercado global (Imagem: Reprodução/xpertick)

O que esperar do Xiaomi 16?

Com informações que apontam o lançamento da versão chinesa já em setembro, daqui a dois meses, já existem diversos rumores sobre o aparelho. 

O grande destaque seria o chipset Snapdragon 8 Elite 2, ainda não lançado oficialmente pela Qualcomm. A expectativa é de que o Xiaomi 16 seja um dos primeiros celulares com o próximo chip topo de linha.

A bateria também deve receber um foco especial da marca, que deve elevar a capacidade para 7.000 mAh.

Enquanto o display pode utilizar a tecnologia OLED RGB com resolução 2K em uma tela de 6,3 polegadas.

Já a câmera, deve manter o padrão de câmera tripla, com a seguinte configuração:

  • Câmera principal de 50 megapixels;
  • Câmera ultra-wide de 50 megapixels;
  • Câmera teleobjetiva periscópica de 50 megapixels.

Leia mais

VÍDEO: O que provavelmente dará errado com a excelente câmera modular da Xiaomi (assim como já aconteceu)

Leia a matéria no Canaltech.